O PAPEL DOS MUNICÍPIOS DIANTE DO ESPORTE*

Caros amigos do Icó.

Com a permissão deste jornal, buscarei demonstrar a importância do esporte e o papel de todos os municípios do Estado e mais precisamente do Icó em fazer do esporte uma das prioridades municipais relacionadas à qualidade de vida das pessoas, elaborando uma Política Municipal de Esporte e um Plano Consequente.

O desenvolvimento do esporte educacional pospõe 02(duas) vertentes: A 1ª –É a formação para a cidadania e a 2ª – É dar oportunidade de práticas desportivas para os jovens que se apresentarem com condições.


O Poder Público do Icó, há mais de 30(trinta) anos, salvo melhor conhecimento da minha parte em nenhum momento investiu recursos públicos ao longo da História deste município em instalações esportivas para as práticas populares de lazer, atendendo as vocações esportivas e culturais das pessoas desta cidade.

Não tenho conhecimento de qualquer investimento público de desenvolvimento de projetos específicos de interesse para os munícipes desta cidade.

O Icó é uma das poucas cidades, se não a única que não dispõe estádio em condições para a prática do futebol, quando todos nós sabemos do amor e da paixão dos munícipes por este tipo de modalidade.

Além disto, não tem nenhuma quadra poliesportiva para o desenvolvimento das demais atividades esportivas. E nem me venham apontar a Quadra da AABB, pois, esta é de iniciativa social do Banco, não havendo qualquer ingerência do Poder Público.


Mirem-se no exemplo de Horizonte, que construiu mais de 30(trinta) quadras esportivas, hoje, dispõe 02(três) estádios de futebol, consequência disto: A criminalidade entre os jovens e adultos caiu em 90%, a droga e o vício da bebida, reduziram-se sensivelmente, a ociosidade dos jovens, foi sanada pela prática do esporte, incentivada pelo Poder Público que promove eventos esportivos, desenvolve projetos, cria no âmbito municipal uma legislação que favorece o desenvolvimento esportivo do município com a adesão, da iniciativa privada.

Resido em Fortaleza, mas costumeiramente, nas férias, feriados, estou no Icó, pois, a família de meu pai tem origem nesta cidade. Nestes dias sempre estou à beira dos “campos de futebol” e vejo o quanto todas as pessoas adoram o futebol e o esporte como o todo.

Ao Poder Público, fica a esperança de que essa nova gestão possa difundir e promover o esporte como elo de integração, desenvolvendo programas esportivos para as crianças e adolescentes carentes, para as pessoas com necessidades especiais e para a terceira idade.

Um Abraço.
_____________________
* Texto escrito por ULISSES RIBEIRO NETO - advogado
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :