Primeira etapa na UFC - Resultado será divulgado no dia 2 de dezembro.


Este ano, mais de 30 mil candidatos se inscreveram no vestibular mais concorrido do Estado. As provas foram realizadas em Fortaleza, Sobral, Barbalha, Juazeiro do Norte e Quixadá.

A disputa por uma das 4.484 vagas no vestibular da Universidade Federal do Ceará (UFC) iniciou ontem, quando foi realizada a primeira etapa do concurso. Somente em Fortaleza, foram 48 locais de prova que receberam a maior parte dos 32.489 candidatos inscritos este ano. Uma concorrência alta que vai deixar muita gente de fora. "Boa sorte, minha filha", dizia a cabeleireira Lucineide Silvia, do lado de fora do campus do Pici da UFC, um dos locais de prova. Ela havia acabado de dar um abraço em Camila que, pela segunda vez, tenta realizar o sonho de passar em Medicina no vestibular mais concorrido do Estado.

"Ela estudou muito. Da primeira vez, estava mais nervosa. Mas agora vai dar tudo certo, com fé em Deus", comentava Lucineide, com os olhos marejados e atentos ao caminhar apressado da filha em direção ao prédio onde faria a prova. Do lado de dentro do campus do Pici, a presidente da Coordenadoria de Concursos (CCV) da UFC, Maria de Jesus de Sá Correia, atendia um telefonema atrás do outro. "É muita coisa pra resolver", comentava. A maioria dos casos era de alunos que levaram celular para o local de prova, o que é proibido, de acordo com o edital.

"Ou se desfaz do celular ou não entra para fazer a prova", orientou a presidente, em uma das ligações. O vestibular, este ano, também trouxe uma novidade. Pela primeira vez, o candidato teve de apresentar, na hora da prova, a cópia de um dos seguintes documentos: histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio ou declaração do colégio de que está cursando o terceiro ano do ensino médio. De acordo com Maria de Jesus, essa exigência foi para impedir que alunos de séries anteriores participassem do processo seletivo.

Além de Fortaleza, as provas foram realizadas em Sobral, Barbalha, Juazeiro do Norte e Quixadá. Quem passar na primeira fase participará da segunda etapa do vestibular, que será realizada nos próximos dias 14 e 15 de dezembro, com as provas de conhecimentos específicos e de redação, respectivamente. Este ano, o curso mais concorrido foi o de Educação Física (licenciatura), com 17,6 candidatos por vaga. Em seguida, vem o de Medicina, oferecido em Barbalha (17,5), e o de Publicidade e Propaganda (15,9). De acordo com Maria de Jesus, a primeira etapa - prova de conhecimentos gerais - "foi tranqüila."

SERVIÇO

O gabarito, calendário de atividades e o edital do vestibular 2009 da UFC podem ser acessados no site http://www.ccv.ufc.br/, no link "vestibular".

E-MAIS

> Vários representantes de colégios particulares foram aos principais locais de prova, ontem, entregar brindes e materiais de propaganda aos candidatos. Também havia professores desejando boa sorte aos alunos.

> A prova de ontem estava marcada para as 9 horas. No campus do Pici, alguns candidatos que chegaram em cima da hora correram até a entrada principal com medo de perder a prova.

> A Coordenadoria de Concursos (CCV) não divulgou o número de candidatos que não fizeram a prova por terem faltado ou desobedecido algum item do edital.

Fonte: Jornal O Povo em sua parte cidade.Tiago Bragada, redação.
Publique no Google Plus

Publicado por Alanna Moreira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :