
A Polícia Federal realizou a maior apreensão de maconha do ano. A droga, 637 quilos no total, estava no sítio pertencente a Vanderlan Jorge Leandro, eleito vereador de Ipaumirim. Parte da maconha foi incinerada e o restante recolhido.
Policiais federais lotados na delegacia de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, realizaram ontem a maior apreensão de maconha deste ano no Estado. A droga foi encontrada no sítio Saco do Lacerda, na cidade de Ipaumirim, a 412 quilômetros de Fortaleza, na divisa do Ceará com a Paraíba. O terreno pertence a Vanderlan Jorge Leandro, 39, eleito vereador do município na última eleição. A ação foi realizada em cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal do Ceará.
Foram 637 quilos da droga, segundo o titular da delegacia da PF de Juazeiro do Norte, Tarcísio Abreu. "A primeira informação que tivemos era de que seriam 250 quilos. Mas encontramos bem mais", explica Tarcísio. Parte da droga, aproximadamente 200 quilos, já estava prensada, pronta para ser transportada. O restante estava recolhido em um depósito.
De acordo com os levantamentos realizados pelos policiais federais, desde o início do ano alguns traficantes presos na região do Cariri apontavam que a droga estava vindo de Ipaumirim. A indicação de que naquele município poderia estar um grande traficante levou os agentes federais a realizar por três meses investigações que culminaram na localização exata onde a maconha estava sendo cultivada.
Segundo Tarcísio, o vereador recém-eleito não informou para quem vendia a droga. O sítio fica localizado na zona rural, no distrito de Felizardo, a 12 quilômetros do Centro de Ipaumirim. A plantação, conforme avaliação inicial dos policiais, estava ocorrendo em uma área de dois a três hectares. Agora, o sítio poderá ser expropriado e utilizado para a reforma agrária.
Parte da maconha foi incinerada no local e o restante foi recolhido para servir de provas contra Vanderlan. O acusado foi levado para a delegacia da PF, em Juazeiro do Norte, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Se condenado, poderá pegar até dez anos de prisão.
De acordo com o advogado especialista em direito eleitoral, Djalma Pinto, por conta na Lei da Inelegibilidade adotada pelo Supremo Tribunal Federal (SFT), o comerciante só deverá perder o mandato depois que a sentença for transitada e julgada. O que significa dizer que no dia 1º de janeiro de 2009, Vanderlan Jorge Leandro deverá ser empossado vereador mesmo se estiver preso.
(Colaborou Amaury Alencar)
E-MAIS
> Até ontem, a Polícia Federal havia apreendido 73 quilos de maconha. Já o total de cocaína é superior a 700 quilos.
> A segunda maior apreensão de maconha em todo o Estado ocorreu no dia 28 de janeiro. Foram 107 quilos da droga encontrados pela Polícia Civil em uma casa na Praia da Cofeco, em Abreulândia.
Fonte: Jornal O Povo.Flávio Pinto e Marcos Cavalcanteda (Redação).
0 comentários :
Postar um comentário