Mais uma estatística triste que mostra a realidade da situação dos cearenses. O estado é o 4° do Brasil em número de pobres, segundo a pesquisa realizada pelo Laboratório de Estudo da Pobreza do curso de pós-graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC).A pesquisa, que foi divulgada no Portal Verdes Mares, foi matéria também da TV Verdes Mares, e demonstrou que haveria aumento no número de cearenses considerados pobres.
O trabalho durou três anos e teve à frente três pesquisadores, que fizeram uma análise do crescimento econômico do Ceará após a implementação do Plano Real, e se havia favorecido os pobres. Os dados utilizados foram da renda dos trabalhadores entre 1995 e 2007, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Através da informação colhida, o Ceará piorou de colocação, passando da 5° para a 4° colocação no Brasil, em qauntidade de pessoas conideradas pobres. Os três primeiros lugares são de outros estados nordestinos, Maranhão, Alagoas e Paraíba.
Os pobres são considerados, no Brasil, aqueles que têm uma renda inferior a meio salário mínimo (R$ 207,50). A pesquisa confirmou a redução de 22% na pobreza do Ceará, enquanto no Brasil foi de 27%. Porém, o número de pobres subiu de 4 milhões de pessoas (1995) para 4,3 milhões (2007), passando de 67,27% da população há doze anos, para 51,9% dos cearenses em 2007.
Foram autores do estudo Carlos Alberto Manso, Flávio Ataliba Barreto e João Mário Santos de França. Teve a premiaçã, em 3º lugar, no IV Encontro de Economia do Ceará em debate promovido pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC).
CONFIRA O VÍDEO DA TV VERDES MARES, SOBRE A POBREZA NO CEARÁ:
0 comentários :
Postar um comentário