O destaque desse ano são para pequenas cidades, como a cidade de Tururu, com 12.518 habitantes, e Santana do Cariri, com uma população de 17.292 pessoas. Outro destaque é a crescente participação da cidade de Iguatu na competição, desta vez com 4 escolas cadastradas.
Mais uma vez o Icó ficou de fora da competição, sem nenhuma escola cadastrada, segundo o site da OBF. Na região e proximidades, as participações ficaram por conta das cidades de Juazeiro do Norte, com 16 escolas, e Crato, com 10 escolas, além da vizinha Iguatu.
Segundo a coordenação nacional da OBF, em informação repassada ao site Ceará Agora, aproximadamente 200 mil estudantes devem ter participado da 1° fase , entre alunos do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. Isso, se confirmado, revelará um grande aumento, comparado aos 129.268 estudantes, do ano de 2007.
A prova é disputada em três fases. Passarão a próxima fase os alunos que conseguirem tirar a potuação mínima exigida de acertos nas questões. A segunda fase ocorrerá em 20 de setembro e a terceira fase, no dia 1° de novembro.
Além disso, dentre os participantes da OBF 2008 serão escolhidos os cinco integrantes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Física e na Olimpíada Ibero-americana de Física, que serão disputadas em 2010 na Croácia e no Panamá, respectivamente.
O objetivo da Olimpíada Brasileira de Física é estimular o interesse pela Física aos estudantes, além do interesse em outras áreas da ciência, bem como da melhoria do ensino no País.
0 comentários :
Postar um comentário