Cine Boró é único na região selecionado no Circuito Difusão da 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Quatro anos de atividades e mais de 1,5 mil espectadores. Estes números apresentam o projeto de cineclube "Cine Boró", mantido pela Associação Filhos e Amigos de Icó [AMICÓ] desde 2013, e que retoma as atividades em 2017 com uma boa notícia.


No Ceará, apenas 19 pontos culturais foram selecionados e as exibições devem acontecer entre neste mês de setembro e outubro próximo, de forma gratuita.

Esta é a terceira vez que o projeto de cineclube "Cine Boró" participa da Mostra Cinema e Direitos Humanos, sendo contemplado no Circuito Difusão em 2015 e 2016. A proposta do Circuito Difusão é ampliar o alcance da Mostra  e levar cultura e debate sobre Direitos Humanos para locais em que a oferta de bens culturais é escassa.

DIREITOS HUMANOS - A Mostra foi criada em 2006 como uma das ações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República [SDH/PR] para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e realização do extinto Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Cultura.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma iniciativa de promoção da cultura e da educação em direitos humanos que visa a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades.

A Mostra dedica-se a apresentar obras audiovisuais que discutem temas atuais de Direitos Humanos. 

Realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos com produção do Instituto Cultura em Movimento, e patrocínio da Petrobras e do Itaú, o circuito principal da 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos aconteceu entre os meses de maio e junho de 2017 em todas as capitais do país.

CINE BORÓ - O Projeto "Cine Boró" é gratuito e teve início no dia 27 de julho de 2013. Criado pela Associação Filhos e Amigos de Icó [Amicó], o cineclube tem o lema "O Cinema em Debate" e homenageia Francisco Ferreira da Silva [in memoriam], que ficou conhecido porpularmente por "Boró" e foi pioneiro no incentivo e fomento do Cinema em Icó em locais fixos e itinerantes em décadas passadas. 

O cineclube foi selecionado para participar do "Democratizando" da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, em 2015; do projeto "Última Sessão", em 2015; da 14ª Mostra do Filme Livre [MFL], em 2015; do Circuito Difusão da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, em 2016; da 15ª Mostra do Filme Livre [MFL], em 2016; e ter a exibição do longa-metragem Sopro [MG], em 2016.

Ao final das exibições, são realizados debates entre os presentes sobre os filmes apresentadas. Desde o seu surgimento, mobilizou cerca de 1,5 mil pessoas que assistiram películas nas antigas sedes do espaço, na Sala Poeta José de Oliveira Neto [na Rua do Meio, a General Piragibe, e Travessa Lau Pereira], em escolas estaduais [CERE, CEJA Ana Vieira e EEEP Dep. José Walfrido Monteiro] e no Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO.

* Assessoria de Comunicação da Associação Filhos e Amigos de Icó [AMICÓ]
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :