
Divulgado esta semana no site oficial da 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, o projeto audiovisual icoense foi o único nas regiões Centro-Sul / Vale do Salgado cearense a ser escolhido para ser um ponto de exibição do Circuito Difusão da Mostra Nacional, que já passou nas capitais brasileiras.

Esta é a terceira vez que o projeto de cineclube "Cine Boró" participa da Mostra Cinema e Direitos Humanos, sendo contemplado no Circuito Difusão em 2015 e 2016. A proposta do Circuito Difusão é ampliar o alcance da Mostra e levar cultura e debate sobre Direitos Humanos para locais em que a oferta de bens culturais é escassa.
DIREITOS HUMANOS - A Mostra foi criada em 2006 como uma das ações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República [SDH/PR] para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e realização do extinto Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Cultura.

A Mostra dedica-se a apresentar obras audiovisuais que discutem temas atuais de Direitos Humanos.
Realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos com produção do Instituto Cultura em Movimento, e patrocínio da Petrobras e do Itaú, o circuito principal da 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos aconteceu entre os meses de maio e junho de 2017 em todas as capitais do país.

O cineclube foi selecionado para participar do "Democratizando" da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, em 2015; do projeto "Última Sessão", em 2015; da 14ª Mostra do Filme Livre [MFL], em 2015; do Circuito Difusão da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, em 2016; da 15ª Mostra do Filme Livre [MFL], em 2016; e ter a exibição do longa-metragem Sopro [MG], em 2016.
Ao final das exibições, são realizados debates entre os presentes sobre os filmes apresentadas. Desde o seu surgimento, mobilizou cerca de 1,5 mil pessoas que assistiram películas nas antigas sedes do espaço, na Sala Poeta José de Oliveira Neto [na Rua do Meio, a General Piragibe, e Travessa Lau Pereira], em escolas estaduais [CERE, CEJA Ana Vieira e EEEP Dep. José Walfrido Monteiro] e no Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO.
* Assessoria de Comunicação da Associação Filhos e Amigos de Icó [AMICÓ]
0 comentários :
Postar um comentário