Educação. Termo que pode ser consultado em um dicionário [ou no "Google", hoje] e que apresenta pistas do que trazemos hoje.
Mas para conhecermos de fato parte da Educação de Icó e dos icoenses, nascidos ou adotivos, é preciso parar um pouco e revisitar os 90 anos do CEJA Ana Vieira Pinheiro.
O caminho da educação icoense do Século XX e XXI está mais perto do que se pode imaginar. Um dos mais antigos grupos estudantis do Sul do Ceará e a primeira escola pública de Icó, o hoje Centro de Educação de Jovens e Adultos completa 90 anos em 2012.
O Icó é Notícia presta sua homenagem ao grupo escolar Ana Vieira na semana dos 170 anos de emancipação política de Icó. Melhor momento não há para lembrar onde o Icó passou e passa durante nove décadas e certamente continuará ensinando e aprendendo com mestres e estudantes. Todos os dias, o IN trará entrevistas colhidas com professores e estudantes do CEJA.
PASSADO E PRESENTE - O grupo Ana Vieira surgiu como em terras icoenses como "novo modelo atualizava-se às novas demandas e do antigo modelo das escolas religiosas, predominante no século XIX".
Ao longo do tempo e de décadas viu passar pela direção pessoas como Ana Vieira Pinheiro, Maria de Lourdes Costa, Maria Vieira de Sá, Eurídice de Castro Graça, Maria Donizete Teixeira Costa, Maria Albuquerque da Costa, Maria Enedina Teixeira Maciel, Maria Susana, Maria Aldery Mota Nicolau, Norma Augusto, Ivana Carla Teixeira de Sousa Nicolau, Antonio José Lima Pereira e Francisco Rener da Silva [foto], este o atual diretor e que aponta o significado dos 90 anos Ana Vieira.
"Acompanho com muita emoção. Até porque já fui aluno desta instituição e hoje me vejo no cargo de diretor. Não podemos deixar de agradecer a todo aos profissionais, aos professores, aos funcionários, os ex-alunos e alunos atuais por essa magnífica estrada da educação do nosso município e por que não dizer do Ceará. É com muita satisfação e alegria que a gente sente essa data maravilhosa", destacou Rener.
Há seis anos exercendo a função de diretor, Rener relembra quando esteve na escola quando aluno e reafirma que "90 anos não são 90 dias nem 90 meses. É muito tempo. O Ana Vieira tem uma belíssima história da cidadania, da democracia, da formação do indivíduo e porque não dizer da construção do Icó também".
Atualmente, segundo o diretor, o CEJA atende 750 estudantes, sendo 150 pelo ensino presencial em fundamental e médio, além de 600 na forma semipresencial, também no fundamental e médio.
* Imagem e áudios por Ícaro Guedes
0 comentários :
Postar um comentário