Durante a sessão plenária desta terça-feira da Assembleia Legislativa [AL-CE], os deputados Mário Hélio [PMN], Dra. Silvana [PMDB], Danniel Oliveira [PMDB] e Ana Paula Cruz [PRB] citaram a ideia de cinluir os conteúdos de ética, cidadania e bons costumes.
Hélio disse que está preocupado com o aumento do consumo de drogas no Ceará e no País e ressaltou a necessidade de educar melhor as crianças e os jovens.
Para ele, as famílias têm um papel fundamental nesta formação, que deve ser fortalecida pela escola, “a extensão do lar”. “Mas o que se aprende na escola hoje? Qual a estrutura das escolas públicas?”, questionou o parlamentar.
O parlamentar disse que é preciso incluir no cronograma de matérias tradicionais como Matemática e Português conteúdos de ética, cidadania e bons costumes. “Às vezes o jovem não vê a consciência nem no seu próprio lar e não consegue tornar-se um cidadão de fato. O que vemos são pessoas que não respeitam o outro, não respeitam as regras, às vezes por puro desconhecimento”, afirmou.
Dra. Silvana sugeriu a inclusão da disciplina “Ética e Cidadania” nas escolas públicas e particulares do Estado. “Aprendemos na escola os ensinamentos para o resto da nossa vida. Enquanto não levarmos a ética para as instituições, a violência vai continuar”, afirmou.
A parlamentar ressaltou que dentro da disciplina, também estaria a prevenção às drogas. “Medidas preventivas devem ser reforçadas nas escolas. Apesar dos programas e projetos do Governo do Estado para combater as drogas, os viciados e a violência ligada a isso ainda é grande, então é preciso mais ações”, disse.
A deputada lembrou que apresentou à Casa um projeto de indicação que previa a volta da disciplina “Moral e Cívica” nas instituições e foi criticada. “Fui mal compreendida, mas, pretendo dar uma nova roupagem a esse projeto e sensibilizar o governador Cid Gomes, quanto ao combate às drogas e o ensino da ética nas escolas”, ressaltou.
O deputado Danniel Oliveira salientou que as drogas estão acabando as famílias. “É uma preocupação grande combater as drogas. Com certeza precisamos investir na prevenção e começar esse debate nas escolas. Sei que o governador vai ter sensibilidade a esse novo projeto já que seu Governo tem desenvolvido ações de combate”, afirmou.
A deputada Ana Paula Cruz frisou a importância da sugestão de Silvana. “Incluir a ética nas escolas é realmente uma sugestão boa. Os debates de respeito à vida e danos das drogas deve começar na infância”, salientou.
A deputada Ana Paula Cruz frisou a importância da sugestão de Silvana. “Incluir a ética nas escolas é realmente uma sugestão boa. Os debates de respeito à vida e danos das drogas deve começar na infância”, salientou.
* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
0 comentários :
Postar um comentário