Sob tensão, Câmara de Icó aprova PL que reduziria ganho de professores com nível superior

Em mais uma sessão plenária lotada, na noite dessa quinta-feira [24], com a presença de servidores públicos municipais, em especial professores, e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó [Sindsepmi] e Sindicato dos Professores da Rede de Ensino Público Municipal de Icó [Sindpremi], foram aprovadas a Emenda Modificativa nº 05/2017 e o Projeto de Lei nº 22/2017.

A emenda alterou o texto do artigo 2º do Projeto de Lei nº 22/2017 do Executivo Municipal, que garante "o percentual de 25% sobre o piso nacional para os professores do Magistério PEB II - Licenciatura Plena". 

O PL foi colocado para votação pela terceira semana seguida e "altera o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do Magistério - Lei nº 685/2008".

A mudança no texto, de acordo com professores e sindicalistas, mantém a redução dos atuais 34,4% para 25% o percentual do ganho do professor que tem nível superior, com outras palavras, o que significaria uma perda salarial da categoria.

A votação a favor da emenda e do projeto foi aprovada em uma votação apertada: 07 a 06. O presidente da Câmara somente vota em caso de empate e verificou-se a ausência do vereador Chico Nunes. Ainda haverá uma segunda votação na próxima quinta-feira [31] para oficializar a aprovação.

A favor da emenda e do projeto os vereadores: Didi de Cilon, Daniel Sidney, Evandro Juvino, Galeguinho do DNER, Geraldo Sabino, Júnior Dantas e Maria do Cal.

Contra a emenda e o projeto votaram os edis Cícero do Alto, Gilberto Barboza, Iatagã Matias, Kailton, Wellington Chiclete e Victor Luiz.

A grande quantidade de público presente, durante a votação da emenda e do Projeto de Lei e ao final da sessão, colocou um clima tenso entre os presentes, com a revolta dos professores que veem a aprovação legislativa como mais uma perda de direitos e que diminui seus vencimentos. 

A Prefeitura Municipal de Icó não divulgou nota sobre o PL, sua aprovação e desdobramentos, nem a Câmara Municipal se pronunciou. 

A greve dos servidores públicos municipais e professores municipais, juntamente com os sindicatos Sindpremi e Sindsepmi, que teve início no último dia 14 deve entrar na terceira semana de paralisação das atividades.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :