
A informação foi divulgada de forma oficial na última sexta-feira [11], no site do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan], que promove anualmente a maior premiação na área de promoção e preservação do Patrimônio Cultural de todo o país.

O Prêmio é dividido em quatro categorias que contemplam iniciativas de excelência em técnicas de preservação, proteção, salvaguarda, promoção e gestão dos bens culturais de 26 estados brasileiros.
Nesta edição, a premiação celebra seus 30 anos e também os 80 anos do Iphan, e irá selecionar oito trabalhos representativos de ações preservacionistas relativas ao Patrimônio Cultural.
A escolha será realizada pela Comissão Nacional de Avaliação, nos dias 21 e 22 de agosto, na sede do Iphan, em Brasília, e os vencedores serão contemplados com R$ 30 mil como estímulo e forma de reconhecimento da ação em favor do Patrimônio Cultural.
ICOZEIRO NA LISTA - O Festival da Cultura Icoense concorre com outras 11 ações na Categoria IV, que diz respeito à "excelência em gestão compartilhada do Patrimônio Cultural" e "visa valorizar e promover iniciativas referenciais que demonstrem o compromisso e a responsabilidade compartilhada para com a preservação e/ou salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro".
Realizado desde o ano de 2011, entre os dias 18 e 30 de dezembro, o festival de artes integradas, onde diversas linguagens artísticas se encontram, recebeu um público total estimado de 75 mil pessoas estiveram presentes nas seis edições, realizadas no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro [CACPAMM], localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia.
O evento gratuito conta com apresentações em sua maioria de artistas icoenses, mas também com espaço para programação de outros municípios, promovendo integração e intercâmbio cultural.
O Icozeiro tem como objetivo promover a integração e a valorização de todos os segmentos da cultura e da arte e estimular a criação e divulgação artístico/cultural em nosso município e dos municípios vizinhos e é uma das programações mais aguardadas pela população icoense no final do ano.
* Fotos: Venicius Santos e Ascom/Festival Icozeiro
0 comentários :
Postar um comentário