Açude Lima Campos volta a ficar abaixo de 10% e perde 16 cm de água em maio

Após o período da quadra chuvosa, o açude Lima Campos, localizado no distrito de mesmo nome, no município de Icó, Centro-Sul cearense, começa a fazer sua travessia pela época seca do ano.

O mês de junho começou na última quinta-feira [01] com o desafio para este gigante das águas: ofertar água para a população de Icó até o final deste ano. 



São mais 210 dias a frente, após um "inverno" de chuvas abaixo da média e com um dado alarmante. No último dia de maio, o Portal Hidrológico apontou que, durante o mês passado, o açude Lima Campos se encontrava com 6,18 milhões de m³. 

Pode parecer muita água, mas trata-se apenas de 9,31 % da capacidade total do reservatório, que ainda registrou uma queda de 16 cm em água acumulada no mês passado, passando do nível 169,75 m para 169,59 m. 

O receio agora decorre em virtude do período que o açude terá pela frente, conhecido por todos, com pouca ou raras chuvas e altas temperaturas, com alto consumo de água. O conjunto da obra deverá testar, mais uma vez, o guardião septuagenário das águas do rio São João, que precisa da colaboração de cada um de nós no uso racional e consciente do líquido precioso a cada dia.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :