Monitor de Secas aponta agravamento da seca em Icó e região

O máximo da intensidade da seca foi atingido para o município de Icó e localidades da região, que compreende as regiões Centro-Sul e Vale do Salgado cearense. Passou de Seca Extrema [S3], em agosto, para Seca Excepcional [S4], em setembro.

Os dados foram divulgados pelo Monitor de Secas, um site que reúne o acompanhamento federal mês a mês da situação da seca na região Nordeste, produzindo uma "fotografia" da situação mais recente do impacto ambiental.

AGRAVAMENTO - O Mapa da Seca, produzido de forma colaborativa e voluntária por um grupo de insituições e pessoas de diversos Estados do Nordeste e Governo Federal, apresentou que no estado do Ceará, assim como nos estados do Maranhão e Piauí foram registradas poucas chuvas no mês de setembro, contribuindo para agravar o quadro de seca.

Neste novo cenário, foi registrada o aumento da seca para toda a região Centro-Sul, incluindo o Vale do Salgado [Icó e municípios vizinhos], de área de seca extrema [S3] para área com sexa excepcional [S4].

Na região metropolitana de Fortaleza, onde era observada uma área com seca moderada [S1] até agosto, além de outras áreas do norte do Ceará, os indicadores mostram uma seca grave [S2]. Nas demais áreas desse estado, observa-se a expansão, para norte, da área S3 [seca extrema].

Conforme o Monitor de Secas, na intensidade S4, os impactos possíveis nas áreas atingidas são "perdas de cultura / pastagens excepcionais e generalizadas; escasez de água nos reservatórios, córregos e poços de água, criando situações de emergência".
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :