Curso de História da UFCA é 160º de 287 no Brasil, aponta Ranking Universitário Folha

Os primeiros números de avaliação do primeiro curso de uma instituição de ensino superior gratuita em Icó foram divulgados nesta segunda-feira [19] pelo jornal Folha de São Paulo, que avalia anualmente o Ensino Superior brasileiro.

A avaliação do Ranking Universitário Folha [RUF] serve como parâmetro de avaliação entre as universidades e cursos no país desde 2012.

O curso de Bacharelado em História, que é ministrado pela Universidade Federal do Cariri [UFCA] em Icó apresentou-se em uma posição intermediária, em busca de uma ascensão para posições melhores, mas ciente do seu curto tempo de existência e em meio às incertezas do futuro do Campus no município.

HISTÓRIA EM ICÓ - Situado na posição 160 dos 287 cursos avaliados, o único curso até o momento da UFCA em Icó apresenta empate de colocação com o curso de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará [UNIFESSPA].

Dos dados coletados para compor a posição que o curso de Bacharelado em História, os números apontam que não há a avaliação de mercado [sem posição] e na qualidade de ensino a posição fica acima da colocação geral [123º - 10,73], ultrapassando cursos das universidades públicas Estadual de Alagoas [UNEAL], Estadual do Amazonas [UEA], Estadual do Maranhão [UEMA], Estadual de Goiás [UEG], do Estado da Bahia [UNEB]. Contudo, é preciso galgar melhores posições ao longo do tempo futuro.

Vale destacar que o RUF avalia, em rankings independentes, os 40 cursos de maior demanda no país, de acordo com o Censo do Ensino Superior de 2014. Nessas listagens, são consideradas todas as instituições de ensino superior [universidade, centro universitário ou faculdade] que oferecem os cursos. São avaliados especialmente a qualidade de ensino e mercado de trabalho.

Na área de "Mestrado e Doutorado", onde aparece o ranking com a proporção de professores com título de mestre e doutor, o curso aparece em 188º [2,73]. Já no próximo quesito, no tocante ao Enade, como não houve participação, não há avaliação. Na área "professores com dedicação integral e parcial" o curso aparece em 1º lugar, com nota 8,00, um ponto muito positivo. A última nota, sobre "avaliadores do MEC" não apresenta avaliação.

O curso atualmente é ministrado na Escola Municipal Professora Lourdes Costa no período noturno e conta com duas turmas, de quinto e quarto semestres, em funcionamento. O Bacharelado em História integra o Campus Icó, Instituto de Estudos do Semiárido [IESA], cujo escritório localiza-se na Avenida Ilídio Sampaio ["Rua Grande", em prédio alugado pela Prefeitura Municipal de Icó e cedido ao IESA.

UFCA No tocante à Universidade Federal do Cariri [UFCA], ela aparece na 182ª colocação entre as universidades do país e na 7ª e última posição no ranking estadual. Com uma nota final de 11,66, a UFCA registrou notas de 0,51 em pesquisa [190º]; 7,32 em ensino [147º]; 1,83 em mercado [169º]; 2 em internacionalização [93º]; Inovação não teve nota informada e no Índice Geral de Cursos [IGC] do MEC teve nota média de 2,35.

Dos dados do RUF, os cursos analisados que obtiveram melhores colocações da UFCA foram Agronomia [55º], Engenharia Civil [94º], Medicina [111º], Jornalismo [122º], História [160º] e Administração de Empresas [391º].

O Ranking Universitário Folha avalia as 195 universidades brasileiras com base em 5 indicadores: Pesquisa científica, Qualidade do ensino, Internacionalização, Mercado de trabalho e Inovação. Os dados são coletados em bases como: Inep-MEC, Web of Science (Thomsom Reuters), SciELO, Inpi, FAPs, CNPq, Capes e duas pesquisas Datafolha feitas anualmente.
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :