Açude Orós interrompe transferência de água para Açude Lima Campos

Após baixas diárias no volume de armazenamento de água do açude Orós, o manancial deixou de transferir água para o açude Lima Campos, em Icó.

O fato foi confirmado pelo servidor do DNOCS, Erivan Anastácio, e havia sido informado em 10 de julho deste ano, durante a Reunião de Alocação Negociada do Açude Lima Campos, realizada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos [Cogerh].

Na ocasião, o coordenador técnico da Cogerh na Bacia do Alto Jaguaribe, Mardônio Mapurunga, destacou que em razão das previsões do órgão estadual, o volume do Açude Orós baixaria até atingir o limite mínimo de ligação entre os espelhos d'água.

Nessa sexta-feira [02], de acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos [Funceme], o Orós encontrava-se com 38,37% de volume acumulado ou 744.460.000 m³ de água. Já o Lima Campos, na última medição informada, datada de 29 de setembro último, encontrava-se com volume de 34.250.000 m³ ou 51,60% de acumulação d'água.

A partir deste fato novo, o Açude Lima Campos inicia uma etapa de funcionamento autônomo e independente, sem aporte hídrico constante, o que serve de alerta para o uso racional de água por parte da população icoense, que ainda terá pela frente os meses de outubro, novembro e dezembro sem chuvas.
No último dia 10 de agosto, a vazão do Lima Campos foi reduzida de 1.300 litros por segundo para 700 litros por segundo, após decisão firmada no dia 10 de julho, durante a Reunião de Alocação Negociada.
TÚNEL DAS ÁGUAS - O túnel Orós-Lima Campos, destinado a estabelecer comunicação entre as bacias hidráulicas do grande reservatório oroense e o icoense, permite que o segundo maior reservatório supra as necessidades de água ao açude local. O túnel, escavado na rocha, tem 1.584 m de extensão e faz a transposição de água por gravidade, sem custo com eletricidade.
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :