XV Congresso da Aceji (re)apresenta Icó aos comunicadores no fim de semana

Três dias de programação e centenas de comunicadores, entre jornalistas, radialistas e blogueiros, presentes na Ribeira dos Icós, entre a última sexta-feira [26] e domingo [28].

O XV Congresso Estadual de Jornalistas do Interior, realizado pela Associação Cearense de Jornalistas do Interior [Aceji], movimentou comunicadores que debateram e refletiram sobre o fazer comunicação na contemporaneidade e  conheceram a cidade patrimônio nacional, tombada pelo IPHAN.

No primeiro dia de evento, na abertura, solenidade e falas juntaram-se às apresentações culturais da Banda de Música Maestro Gonçalo Farias dos Santos, AABB Comunidade e Casa de Cultura de Cedro.

Ciceroneado pelo presidente da Aceji, jornalista João Ferreira do Nascimento, que foi reeleito no encerramento do evento, e do prefeito municipal de Icó, Jaime Júnior, a noite de abertura ainda contou com a apresentação da Monografia do jornalista e conselheiro da Aceji Gilson Moreira, intitulada “Contribuição francesa na formação cultural do Icó-CE”, o qual ainda anunciou a criação da Academia Icoense de Letras.

Apresentação musical com a música "Belezas de Icó", do jornalista e radialista Tony Morais e homenagem ao patrono do XV Congresso, jornalista João Brígido [in memorian], através do historiador Altino Afonso de Medeiros, também compuseram a noite inagurual.

Na ocasião, ainda houve a entrega de 12 comendas a personalidades / instituições locais, regionais e estaduais pelos relevantes serviços prestados, seguido de uma confraternização pelos 52 anos da Aceji.

Nos dias seguintes, o debate permeou a programação, incluindo um City Tour com os presentes pelos principais monumentos da cidade de Icó. Destaque para as palestras "A importância da cobertura da imprensa no parlamento brasileiro" [deputada federal e jornalista Luizianne Lins], "As políticas de juventude na agenda pública brasileira – Desafios e Perspectivas" [secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Josbertini Clementino] e "O cenário do assessor de imprensa no Ceará".

Ainda ocorreram as palestras "O juridiquês e os principais erros cometidos pelos comunicadores na cobertura jurídica e policial" [promotor de Justiça da Comarca de Cedro, Leydomar Pereira], "A democratização dos recursos oficiais para publicação legal nos veículos de comunicação" [advogado Wedson Silva] e "A regulamentação da profissão de jornalista" [jornalista César Venâncio].
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :