Hotel Pavão vai ser restaurado e preservado, destaca Altino Afonso

Uma das representações do Ciclo do Couro e do Gado, que funcionou como fazenda e pouso de comerciantes e mascates, o Hotel Pavão, símbolo material e imaterial da tricentenária cidade de Icó sobrevive aos tempos e ganhou esperança de tempos auspiciosos.

O historiador Altino Afonso, que está a frente do projeto de divisão do terreno no qual se localzia o Hotel Pavão, deu a boa notícia: "O Hotel Pavão vai ser preservado".

Em entrevista ao site Icó é Notícia, o presidente da Academia Icoense de Letras ressaltou que o espaço conhecido como Hotel Pavão "bem antes aquele casarão pertenceu a uma fazenda. Depois, ficou conhecido como hotel dos viajantes e Hotel Pavão".

De acordo com Afonso, "aquele casarão foi comprado pelo [empresário] Juraci, que é daqui de Icó, mas reside em Brasília. Aquele casarão está sendo preservado. Vai ser feito agora uma reforma que possivelmente vai tranformá-lo em um restaurante".

A compra do terreno que compreende também o prédio do antigo Hotel Pavão foi feita pelo empresário icoense que atualmente reside na capital federal e tem a empresa "Tesoura de Ouro".

OBRAS - Conforme Altino, "aquela área de entorno, vai ser loteado para lojas e tem um projeto para dois postos de gasolina. Mas, quanto ao casarão, ele vai ser preservado, já que é um casarão muito antigo e está em uma área de proteção federal tombada pelo IPHAN", assegurou.

Atualmente, as árvores e o mato que faziam parte do entorno do prédio secular foram retirados. Sobre a reforma do Hotel Pavão, "toda a característica, fachada, a coberta, vai ser preservada. Vai ser restaurado, como também vai ser feito uma prospecção para que não descaracterize o imóvel", ressaltou Altino.

O historiador ainda lembrou que "já está sendo feito um trabalho histórico e de pesquisa para ver como era esse casarão na época da fazenda. Nós sabemos que durante um tempo foram feitas intervenções e depois que passou a ser Hotel, teve algumas intervenções, tem paredes que dá para ver que não é original".

Sobre o processo até o o início das obras, Afonso disse que "vai ser feito um projeto, esse projeto vai ser encaminhado para o IPHAN para análise e depois da análise já pode ser começado. E quem vai fazer é uma empresa do próprio Juraci, uma empresa de Brasília".
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :