Há 132 anos o Icó era a primeira cidade a libertar os escravos no Brasil

"O Icó viveu horas inesquecíveis, traçou páginas imorredouras para a História, onde, desde a Independência, fulguravam provas de seu alto civismo".

Com estas palavras, a jornalista icoense Adilia de Alquerque Moraes [in memoriam] iniciava a narrativa de um dos principais acontecimentos do Brasil: A Abolição da Escravidão, cuja primeira cidade livre do império brasileiro foi a sertaneja cidade de Icó, encravada no Semiárido cearense.

O feriadado estadual desta quarta-feira [25], quando celebra-se a Data Magna e em 25 de março de 1884 o Ceará libertava seus escravos de forma oficial, destaca-se no mesmo dia, mas um ano antes a libertação dos escravos ocorrida na cidade de Icó, de forma pioneira entre as cidades brasileiras, porém ainda pouco conhecida e divulgada.

ICÓ OU REDENÇÃO? Um certa confusão é causada ao se questionar quem teria libertado primeiro os escravos, com até relatos que chegam ao mítico. Na informação oficial, contudo incompleta, Redenção no Ceará é reconhecida pela libertação dos escravos ocorrida no dia 1º de janeiro de 1883.

Se olharmos para a data, de fato foi acontecido antes do Icó, entretanto, na época, Redenção, conhecida então como Acarape, era Vila e só viria a ser elevada a cidade em 1889. Apenas Icó já havia sido elevada a cidade em 1842. Em outras palavras, Redenção foi a primeira Vila a abolir a escravidão no Brasil, enquanto o Icó foi a primeira cidade do Império Brasileiro a extinguir a escravidão.

A COMEMORAÇÃO HISTÓRICA E A FALTA DELA HOJE - Apenas na data emblemática de 25 de março de 1883 o Icó celebrou seu pioneirismo. Além do jornal "O Libertador", um dos órgãos da imprensa cearense ligado à Sociedade Libertadora Cearense, o fato foi narrado de forma detalhada pela icoense e jornalista Adilia de Albuquerque e citado em um telegrama enviado pela cidade de Mossoró-RN ao jornal "O Libertador".

Dizia o telegrama publicado em 12 de abril de 1883: "Mossoró - Recebemos dessa cidade o seguinte telegrama: 'Parabéns ao Ceará pela libertação do Icó e de Baturité. O movimento libertador cresce e toma as maiores proporções. Viva a liberdade!'".

No dia 25 de março de 1883, o Icó via "os gritos de entusiasmo daquele grande povo, em êxtase de adoração da glória", apontou Adilia de Albuquerque de Moraes, que ainda destacou que a população de Icó foi acordada com "o estrugir de 21 tiros" e "os acordes do hino da 'Libertadora'", seguido de um "Te Deum".

A "festa da liberdade icoense" aconteceu no edifício do Paço Municipal, no salão nobre da Casa de Câmara e Cadeia de Icó, onde funcionava a Câmara Municipal de Icó, com o estandarte da "Libertadora Icoense" e seguiu-se de oradores em discursos inflamados pelo momento. Á noite, uma "grande mache aux flambeaux [marcha das tochas]" fechava o dia em que o Icó tornava-se o Brasil que precisava entender que todos somos iguais, todos somos seres humanos.

Atualmente, desde aquela data, o Icó pouco sabe e não comemora este feito histórico para si mesmo e para o Brasil. Apenas Mossoró, no Rio Grande do Norte, é a única cidade do Brasil a comemorar a libertação dos Escravos. Vale relembrar que juntamente com o Icó libertou seus cativos a cidade de Baturité na mesma data de 25 de março de 1883, entretando em razão de o Icó ser mais antigo, atribui-se a realização do feito aos icoenses.

Outro ponto a ser citado é o de que a jornalista icoense Adilia de Albuquerque Moraes [in memoriam] foi homenageada no III Festival da Cultura Icoense, realizado em 2013, quando na ocasião a comenda recebeu o seu nome e o evento prestou homenagem a sua atuação. A comenda foi entregue na oportunidade ao ativista cultural Moacir Brasil.

Em anexo a esta matéria, colocamos a disposição o texto que relata a libertação dos escravos em Icó, extraído do texto "Pela História do Ceará", de Eusébio de Sousa, publicado na Revista do Instituto Histórico do Ceará.
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :