Associação Amicó realiza sarau Ave, Libertas! para celebrar 132 anos da libertação da escravidão em Icó

Após a realização da última sessão sa 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul - Democratizando, pelo projeto Cine Boró da Associação Filhos e Amigos de Icó [Amicó], a entidade irá realizar uma pequena homenagem pela passagem dos 132 anos da libertação da escravidão em Icó.

O pioneirismo do feito icoense, realizado no dia 25 de março de 1883, oficializou um ano antes do Ceará e confirmou sendo o primeiro município do Brasil a libertar seus cativos. Redenção, que foi a primeira localidade a libertar os escravos, no dia 1º de janeiro de 1883, ainda se tornaria município anos após, enquanto o Icó já havia sido elevado a cidade em 1842.

Na ocasião, na Sala Poeta José de Oliveira Neto, localizado na Travessa Lau Pereira, 14, Centro de Icó [próximo ao Banco do Brasil e Hotel Pavão], será passado vídeos sobre a influência africana em Icó e do poema de Castro Alves "Navio Negreiro", além de outros poemas do escritor baiano que serão declamados na oportunidade. Ainda será lido o texto de Adilia de Albuquerque de Moraes, que narrou a libertação dos escravos ocorrida dia 25 de março de 1883.

O Hino do Município de Icó e a Bandeira icoense comporão o cenário de forma que em breve seja ampliado esta homenagem ao feito histórico.
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :