Professor icoense publica artigo em revista científica nacional sobre empresas icoenses

O pesquisador icoense Ismar Coqueiro, professor da EEEP Dr. Napoleão Neves da Luz, localizada ma cidade de Jardim, no Cariri cearense, teve seu artigo publicado na última edição da Revista Ciências Administrativas, da Unversidade de Fortaleza [Unifor], tratando do comportamento das empresas icoenses.

O periódico científico, conhecido a nível nacional, destina 31 páginas para o trabalho realizado pelo icoense, desde a página 106 a 136, intitulado "O comportamento estratégico e o fator de munificência em empresas da cidade de Icó: um estudo baseado na tipologia de Miles e Snow".

Segundo o professor, o mesmo se utilizou de uma metodologia de avaliação americana criada por Miles e Snow [1978] e foi o primeiro pesquisador cearense a publicar um artigo com uso desta tipologia aplicado a uma cidade do estado do Ceará, e, conforme o autor, o cenário empresarial icoense tem tanto para comemorar como para preocupar-se.
De acordo com o estudo, a maioria das empresas são do tipo Prospectoras, ou seja, são inovadoras e respondem rápido a mudanças no ambiente empresarial, além de um caráter modernizador na estrutura física e administrativa.

Outro comportamento de destaque no estudo foi a percepção do grande número de empresas do tipo Reativas, que são organizações onde possuem gestão tradicional e rígida, não responde com sucesso as pressões do mercado, nem mesmo consegue identificar as turbulências do mercado e quando percebe não possui habilidades nem ferramentas para encarar tais problemas.

Assim, o autor garante que existe um renascimento empresarial na cidade, onde novas empresas estão se inserindo rapidamente de maneira inovadora e colocando nas margens empresas tradicionais e familiares. O Professor Ismar Coqueiro ainda afirma: “O Mercado Icoense não tolera mais amadores”.
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :