Icozeiro 2014: Sophia Cidrão é a vencedora do Concurso de Composição Simplício Delfino Montezuma

Música autoral feita na Ribeira dos Icós e de qualidade apresentada pelos artistas Allysson Angelim, Bruno Araújo, Maria Monte, Moisés Lima, Pedro Alex e Sophia Cidrão lauderam a primeira edição do Concurso de Composição Simplício Delfino Montezuma, evento paralelo do IV Festival da Cultura Icoense, o Icozeiro.

Na noite do dia 22 de dezembro, a luz, o som e os ouvidos estiveram detidos no som que saía das cordas vocais icoenses experientes e novatas, que apresentaram a centena de presentes a produção musical local de forma a presentar a todos com um som intimista no modo voz e violão.

"Retratos da Guerra", de autoria da compositora e cantora Sophia Cidrão, obteve a maior nota dada pela Comissão do Concurso de Composição e, com 97,5 pontos dos 100 possíveis foi escolhida a melhor composição da primeira edição. Ela ganhou, na oportunidade, o  livro "O Guarani - Canto de Guerra, Canto de Vitória", de Silvio Barbato, ofertado por um dos organizadores do evento paralelo, Bruno Kaoss.

Em segundo lugar, "Exorbitar", de Pedro Alex e Rafaela Martins, com interpretação do primeiro, obteve 96 pontos. A tríade musical foi fechada com "Aonde Está", de Maria Monte, com 92 pontos anotados. Moisés Lima foi escolhido, na ocasião, o melhor intérprete, com nota 9,5 do máximo de 10. As notas foramdadas por uma banca formada por três pessoas ligadas à Música e que detém de conhecimento na área.

Na oportunidade, foi parabenizado aos participantes pela presença e sobretudo acreditar no projeto e confirmado que ao primeiro lugar terá cinco músicas gravadas, o segundo três músicas e o terceiro duas músicas. A 11ª faixa do CD será do jingle do Festival Icozeiro, cantada pelos três primeiros lugares e o melhor intérprete. Todas as músicas serão gravadas em estúdio, em data a ser informada, e a renda proveniente das vendas será revertida ao Festival Icozeiro.

O Concurso de Composição tem a sua primeira edição neste ano e visa omentar o gosto pelo canto e pela arte musical de todos os gêneros, bem como propiciar o surgimento de novos talentos na área da música, especialmente em Icó e região Vale do Salgado.

CONCURSO DE COMPOSIÇÃO - A logomarca foi construída pensada no pássaro casada de couro, representante da fauna da caatinga, no semiárido, onde localiza-se o município de Icó, e que faz parte do imaginário da região Nordeste, sendo comparado aos violeiros. O nome do Concurso homenageia Simplício Delfino Montezuma, músico nascido em Icó de grande vulto no Ceará.

SIMPLÍCIO DELFINO MONTEZUMA - Músico, compositor, professor, nascido em Icó, Montezuma produziu um repertório tradicionalmente litúrgico e possuía muitos cargos. Foi maestro, exercia atividades de magistério no Colégio Imaculada Conceição, em Fortaleza, e ainda tocava violoncelo. Era compositor sacro na cidade de Icó. Uma lápide construída por ele e Henrique Théberge homenageiam Pedro Théberge e está localizada no Santuário Igreja Senhor do Bonfim, no Centro Histórico de Icó.
I CONCURSO DE COMPOSIÇÃO SIMPLÍCIO DELFINOMONTEZUMA - RESULTADOS
Melhor Intérprete  - Moisés Lima [9,5]
1º lugar - Melhor Composição - "Retratos da Guerra", de Sophia Cidrão [97,5]
2º lugar - Melhor Composição - "Exorbitar", de Pedro Alex e Rafaela Martins [96 pontos]
3º lugar - Melhor Composição - "Aonde Está", de Maria Monte [92 pontos]

CD autoral
1º lugar - cinco músicas gravadas e um livro "O Guarani - Canto de Guerra, Canto de Vitória", de Silvio Barbato
2ºlugar - três músicas gravadas
3º lugar - duas músicas gravadas
A 11ª música do CD será o jingle do Icozeiro, gravado pelos três primeiros lugares e o escolhido o mélhor intérprete


* Com informações da Assessoria de Comunicação da Amicó / IV Festival da Cu
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :