Em reunião realizada na manhã do último sábado [28], no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Expectação, em Icó, o vereador Victor Luiz [PR] apresentou um projeto de fortalecimento do Turismo Religioso para o Município.
A proposta foi apresentada ao bispo diocesano de Iguatu, Dom João José Costa, durante visita da autoridade religiosa a Icó, e ao reitor do Santuário Senhor do Bonfim, Frei Leonardo Botelho.
De acordo com o parlamentar, a medida visa a construção de uma estátua do Senhor do Bonfim e uma estrutura de acolhimento aos romeiros e vendas de alimentos, artesanato e congêneres.
Durante a conversa, o vereador municipal apresentou a Lei decorrente do Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Fernanda Pessoa [PR], que denomina o município de Icó "Capital dos Festejos de Nosso Senhor do Bonfim no Estado do Ceará". Além disso, foi apresentado matérias de jornais impressos sobre obras de estátuas ao redor do Ceará, com destaque para os municípios de Guaramiranga e, mais recentemente Crato, que tiveram a construção de grandes imagens de Nossa Senhora.
Na oportunidade, o bispo diocesano e o reitor do Santuário Senhor do Bonfim destacaram a importância da ideia e a necessidade de articulação com Juazeiro do Norte e Canindé, que, juntamente com o Icó, são as três maiores romarias do Ceará.
Dom João José Costa citou que se precisa de trabalho em conjunto do Legislativo e Executivo icoense em valorizar e aproveitar o potencial turístico religioso e histórico e da possibilidade de funcionamento de um museu de Arte Sacra, museu de ex-votos por meio de parceria entre a Diocese de Iguatu e o IPHAN.
Luiz finalizou e citou dos três potenciais ainda subutilizados de Icó: o Turismo Religioso, turismo Histórico-Cultural e o Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, que devem ser colocados em prática para gerar renda, emprego e desenvolvimento local.
FESTEJOS DO SENHOR DO BONFIM - As festividades do Senhor do Bonfim foram iniciadas em Icó em 1749, quando foi construída a igreja em louvor ao Cristo Crucificado. Cercado de lendas, milagres e uma farta história, os festejos reúnem dezenas de milhares de pessoas que participam de novenas e, no dia 1º de janeiro de cada ano, da procissão que se encerra na subida, dia 6 de janeiro.
Narra a história que a imagem bicentenária de Senhor do Bonfim, escupida em madeira oriunda de Portugal, veio de navio até Salvador, na Bahia, e seguiu até a então Vila de Icó em lombo de animais. Atualmente a imagem se encontra no santuário Senhor do Bonfim, no Centro Histórico da cidade, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan].
* Com informações do Gabinete do Vereador Victor Luiz
* Com informações do Gabinete do Vereador Victor Luiz
0 comentários :
Postar um comentário