
A parceria entre apicultores e o Centro Vocacional Tecnológico [CVT] de Icó impulsiona a apicultura icoense.
O fato constatado foi divulgado nessa sexta-feira [7] pelo programa Diário Regional, da TV Diário, em matéria assinada pelo repórter Wandemberg Belém.
Todo o mel produzido no território icoense é beneficiado na unidade localizada em uma sala do CVT de Icó.
"A gente trouxe a Associação [dos Apicultores de Ico] para dentro do CVT e através desta situação foi possível dar a orientação com relação aos cuidados na produção, ao cuidados com a comercialização e também fazemos, constantemente, visitas em locais de produção. Hoje, em Icó, são cinco unidades produtoras, sendo a maior no Coelho. Lá, a gente tem um trabalho no que diz respeito à conscientização ambiental ", destacou o coordenador do CVT de Icó, Anselmo Santos à TV Diário.
A unidade de beneficiamento do mel funciona desde 2009 e atualmente 22 produtores são beneficiados com o projeto. A produção é destinada ao Programa de Aquisição de Alimentos [PAA] e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar [Pnae], com valor de vendas de R$ 10,18 por quilo.
Ao serem entrevistados pelo Diário Regional, os produtores destacaram que a atividade de apicultura é uma alternativa de geração de renda extra que possibilita agregar valor ao trabalho já realizado na agricultura. Além disso, os apicultores têm a expectativa positiva para a produção deste ano, que depende de uma boa quadra invernosa.
Em 2011, foram beneficiados 3.400 kg de mel em sachê, número que foi ampliado para 5.480 kg em 2012 e reduzido para 3.000 kg em 2013, em razão de anos seguidos de chuvas abaixo da média. O processo de beneficiamento é feito pelos próprios produtores e, após decantação em um recipiente próprio, é embalado em sachês que são envasados por filhos de apicultores.
0 comentários :
Postar um comentário