Ideci faz análise de política fundiária no Plano Diretor de Icó

No final do mês de janeiro deste ano, estiveram presentes em Icó representantes do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará [Ideci], que integra a estrutura do Governo do Ceará.

A visita, que ocorreu na Prefeitura Municipal de Icó e na Câmara Municipal de Icó, tem como vistas a análise dos instrumentos de política fundiária urbana presentes no Plano Diretor do Município icoense.

O Plano Diretor icoense é datado de 2003 e foi avaliado pela Rede de Avaliação para Capacitação dos Planos Diretores Participativos do Observatório das Metrópoles. A rede do Observatório congrega atualmente 159 pesquisadores e 59 instituições dos campos universitário [programas de pós-graduação], governamental [fundações estaduais e prefeitura] e não-governamental, sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional [IPPUR] da Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ].

De acordo com o Ideci, a ação é sequência da celebração de um contrato com empresa especializada para a realização do diagnóstico da situação fundiária das áreas ocupadas por unidades habitacionais construídas através do PROURB, em assentamentos habitacionais nos municípios do Ceará, que atendem aproximadamente a 2.500 famílias. O contrato foi celebrado no final de 2013 e, de acordo com o Ideci, o diagnóstico deverá subsidiar decisão para regularização fundiária da área pesquisada.

PLANO DIRETOR DE ICÓ Integram o Plano Diretor de Icó as Leis 545-2003 [Zona Urbana], 546-2003 [Diretrizes], 547-2003 [Sistema Viário], 548-2003 [Uso e Ocupação], 549-2003 [Parcelamento do Solo], 550-2003 [Código de Obras] e 551-2003 [Código de Postura].

O Plano Diretor, "aprovado por lei municipal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana", aponta o Estatuto da Cidade. O Plano "é parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas".

Trata-se de uma lei municipal elaborada pela Prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil que visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos locais.


* Com informações da Assessoria de Comunicação do IDECI
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :