A designação consta na Portaria nº 281/2014, publicada no Diário da Justiça Eletrônico do último dia 14 de fevereiro.
O Grupo é composto pelo desembargador Mário Parente Teófilo Neto, pelas juízas Maria do Livramento Alves Magalhães [titular do 19º Juizado Cível e Criminal da Capital] e Ijosiana Cavalcante Serpa [coordenadora dos Juizados Especiais] e pelo secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Francisco Moacir Medeiros Júnior.
O PJe foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça [CNJ] e tem como objetivo promover a automação e padronização das tarefas do Poder Judiciário brasileiro. No Ceará, o sistema será implantado em todos os Juizados Especiais e Turmas Recursais, em substituição ao Processo Judicial Digital [Projudi], também do CNJ.
Também de acordo com a portaria, serão definidos inicialmente os requisitos necessários de preparação do ambiente do sistema PJe para homologação do aplicativo e treinamento dos servidores dos Juizados Especiais da Capital.
NOVOS PROCESSOS A Portaria nº 280/2014, publicada no mesmo dia, estabeleceu cronograma para tramitação de processos no sistema PJe. A partir do próximo dia 14 de maio, novas ações ajuizadas nas unidades dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais [JECCs] devem tramitar exclusivamente no PJe.
Até 5 de agosto deste ano, todos os JECCs da Capital adotarão essa prática. Entre 19 de agosto e 14 de outubro de 2014, será a vez dos JECCs das comarcas do Interior. Não haverá migração de processos antigos, oriundos dos sistemas Projudi e Sproc, para o PJe.
TREINAMENTO Na última segunda-feira [17], os servidores dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais [JECCs] da Comarca de Fortaleza iniciaram treinamento sobre o PJe. As aulas, promovidas pela Secretaria de Tecnologia da Informação [Setin], estão ocorrendo no Centro de Treinamento Integrado [CTI] do Fórum Clóvis Beviláqua.
Foram formadas dez turmas com carga horária de 28 h/a. A cada semana, servidores de unidades diferentes conhecerão as funcionalidades do sistema e como utilizá-las nas rotina de trabalho. Inicialmente, a capacitação está sendo ministrada pelo servidor da Setin, Rafael Mello, e pelo diretor de Secretaria em respondência pelo 19º JECC, Alexandre Damasceno.
Na abertura, o gerente de implantação do PJe no Tribunal, Welkey Costa, explicou as vantagens do programa e o cronograma de implementação na Justiça Estadual. “O benefício é a unificação do sistema no Judiciário inteiro”, disse.
As aulas da primeira turma seguiram até a última quinta-feira[20], com 19 participantes dos 19º, 22º, 23º e 24º Juizados Especiais de Fortaleza. O ciclo de treinamentos com todos JECCs da Capital termina no próximo dia 8 de maio. Neste período, também serão ofertadas capacitações para a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Ceará [OAB-CE] e para o Ministério Público e Defensoria Pública estaduais.
* Com informações do TJCE
0 comentários :
Postar um comentário