O projeto Educação Social, uma parceria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado [CGE] com a Secretaria da Educação [Seduc], encerrou suas atividades no ano de 2013 com o total de 170 palestras realizadas em 79 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, atendendo 10.481 alunos.
O projeto tem como finalidade contribuir para a melhoria do exercício da cidadania, conscientizando a população para a prática do controle social das ações do Governo do Estado do Ceará.
Com uma média de 60 alunos por palestra, o projeto, inicialmente lançado em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Fortaleza, contou também com apresentações realizadas para alunos e professores do Mestrado de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará [UECE] e com palestras no município de Canindé, como parte do início de interiorização do projeto.
Em pesquisa feita nas escolas participantes, a palestra Caminhos da Cidadania contou com o índice de 92% de aprovação entre os alunos entrevistados. Segundo o Secretário de Estado Chefe da CGE, João Alves de Melo, este resultado demonstra como o projeto foi bem aceito pelos alunos.
"Pela boa aceitação do projeto, vamos dar continuidade a ele em 2014 dentro da cadeia de escolas públicas estaduais, e, posteriormente, ampliar sua atuação junto à escola pública municipal e por último na rede privada de ensino. Esperamos atingir o objetivo visado desde o início, que é o de gerar cidadãos capazes de exercer o controle social na gestão pública", afirmou.
As duas últimas palestras do projeto deste ano foram realizadas para alunos do Instituto Cearense de Educação de Surdos [ICES]. Com o auxílio de intérpretes da escola, o orientador da Célula de Transparência e Ética da CGE, Tiago Peixoto, e a Técnica em Atendimento, Estefânia Pinho, ministraram palestra para cerca de 120 alunos do Instituto.
O evento contou com a presença da diretora do ICES, Débora Vasconcelos de Souza Conrado. Atualmente, com mais de 52 anos de existência, o ICES é a única instituição pública do Estado destinada exclusivamente para a educação dos surdos.
Para o orientador Tiago Peixoto, foi uma experiência única e gratificante apresentar a palestra para os alunos do ICES. "Os estudantes se mostraram muito atenciosos e interessados no tema. É fundamental que eles tenham conhecimento sobre o assunto para que possam entender a importância da prática do controle social", ressaltou.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da CGE

0 comentários :
Postar um comentário