
A quarta e última etapa do ano acontece dos dias 28 de outubro a 10 de novembro, com a realização de oficinas, debates e grupos de trabalho sobre gestão cultural, comunicação e técnicas de palco.
O acesso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas através de formulário online ou na Secretaria de Cultura de Icó e Sobrado Canela Preta. A formação é um eixo estruturante da Feira da Música, que este ano assume um novo formato: um Programa continuado de ações por todo o ano, e não mais apenas um evento.
O objetivo do EntrePontos é contribuir para a qualificação e fortalecimento do setor cultural, através da integração e formação das pessoas envolvidas na gestão, desenvolvimento e administração de empreendimentos culturais. É direcionado para artistas, músicos, produtores, técnicos, gestores culturais, empresários, estudantes e demais interessados em linguagens artísticas e áreas afins.
ENTREPONTOS O programa traz a proposta de formação livre envolvendo os participantes em rodas de conversas, grupos de trabalho [GTs], relatos de experiência e um laboratório prático de produção cultural, que tem como foco a atualização conceitual e técnica entre os agentes.
Durante duas semana, os participantes terão a oportunidade de trocar conhecimentos sobre Produção Cultural e Gestão de Coletivos, Técnica em Eventos e Comunicação. O diferencial desta edição é que agora serão duas semanas de atividades, sendo o primeiro módulo presencial e o segundo por meio de acompanhamento à distância.
Participam, desta edição, os convidados Chico Neto, Especialista em Design Gráfico e professor do Curso de Publicidade na UFC; Dellano Rios, Jornalista e Editor do Caderno de Cultura do Jornal Diário do Nordeste; Selma Santiago, Coordenadora de Formação para Competências Criativas da Secretaria de Economia Criativa – MINC; Pedro Domingues, Coordenação Geral de Programas e Projetos Culturais da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Minc e Caio Castelo, cantor, compositor e multi instrumentista.
Realizado pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará [Prodisc], Casa Fora do Eixo Nordeste e Universidade Livre Fora do Eixo, o EntrePontos tem apoio da Prefeitura Municipal de Icó e Governo do Estado do Ceará.
GTs de Trabalho
GT1 – Produção Cultural: serão abordadas as etapas de produção, desde a idealização do projeto [preparação], visita técnica [pré-produção], produção em campo, até a prestação de contas [pós-produção];
GT2 – Comunicação: serão apresentados os processos e as ferramentas para divulgação e cobertura de ações, através de veículos próprios [site, redes sociais] e externos [rádios, TVs];
GT3 – Técnica em Eventos: serão abordadas as necessidades técnicas básicas para execução de um evento – dimensionamento de estrutura, sonorização, iluminação e energia.
FEIRA DA MÚSICA Ao longo de mais de uma década de atuação, a Feira da Música já envolveu cerca de 4.790 músicos em 765 shows, recebeu 264 painéis/oficinas e reuniu 726 expositores. Em sua décima segunda edição, a mostra consolida-se como um dos maiores eventos deste gênero no país, e abre-se para novos formatos e ideias.
Este ano, a programação se estenderá de maio a novembro, com atividades de formação, circulação, difusão e integração entre agentes. O resultado é uma Feira como plataforma colaborativa de música, negócios e formação, envolvendo os diversos elos e indivíduos ligados à cadeia produtiva da Cultura.
0 comentários :
Postar um comentário