O Terminal Portuário do Pecém começa a instalar quatro carregadores do tipo pórtico a serem utilizados na movimentação de produtos e conteineres da Companhia Siderúrgica do Pecém [CSP], em fase de implantação no Complexo Industrial e Portuário do Pecém [CIPP].
Os equipamentos, no valor de R$ 117,9 milhões, estão sendo instalados pela empresa Bardella S.A Indústria Mecância, vencedora da licitação promovida pela Secretaria da Infraestrutura do Estado [Seinfra], devendo ser entregue num prazo de 30 meses.
Os recursos são oriundos de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES] e do Tesouro do Estado.
A CSP produzirá três milhões de placas de aço, por ano, que serão escoadas pelos carregadores, do tipo pórtico sobre trilhos. Além dessa função de carregamento, os quatro equipamentos irão auxiliar a movimentação de contêineres e cargas gerais de navios atracados nos berços do Terminal de Múltiplas Utilidades [Tmut], do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.
Com isso, os equipamentos contribuirão com o desenvolvimento do terminal cearense, de modo a torná-lo um porto concentrador e distribuidor de cargas conteinerizadas no Nordeste do Brasil [hub port], gerando mais negócios para a região e possibilitando que o Pecém se torne um porto de classe mundial, com padrões de trabalho e métodos inovadores utilizados pelos terminais mais modernos do mundo.
NOVA CORREIA Uma reunião na próxima semana entre técnicos da Seinfra e do consórcio CNPK, formado pelas empresas Koch do Brasil e Normatel Engenharia, vencedor da licitação para o projeto da correia transportadora de minérios a ser instalada no Pecém, tratará de definições acerca do projeto.
O equipamento receberá investimento de R$ 221.104.193,50 com prazo de conclusão de 30 meses. A Secretaria também já solicitou a renovação do Estudo de Viabilidade Ambiental da instalação junto à Superintendência Estadual do Meio Ambiente [Semace].
A nova esteira de transporte servirá para o recebimento de minério de ferro para CSP e para outros empreendimentos que utilizarão granéis sólidos de alta densidade. O equipamento será do tipo tubular [impedindo a dispersão do produto pelo meio ambiente] e poderá transportar até 2.400 toneladas/hora do minério através dos seus 8,9 quilômetros de extensão, partindo do berço interno do Píer 1 do porto e seguindo até um ponto de entrega na faixa norte de infraestruturas do CIPP.
O investimento inclui também as obras e o licenciamento. A primeira correia, de 6,1 quilômetros, foi inaugurada em agosto do ano passado para o transporte de carvão mineral para a Companhia e para as termelétricas. Foram investidos R$ 148,3 milhões.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Seinfra
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