Na última quarta-feira [23], o município de Icó foi uma das localidades cearenses cujos gestores municipais receberam o certificados pelo Movimento Outubro Rosa Ceará 2013.
Pelo município icoense esteve presente o secretário de Saúde, Luis Carlos Schwinden. A campanha realizada em todo o Brasil ocorre em todo o mundo e tem a participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado [Sesa].
Pelo município icoense esteve presente o secretário de Saúde, Luis Carlos Schwinden. A campanha realizada em todo o Brasil ocorre em todo o mundo e tem a participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado [Sesa].
As ações visam potencializar essa recomendação e alerta as mulheres para a realização de mamografia, exame que pode detectar o câncer na mama logo no início da doença.
A Sesa aproveita o Outubro Rosa para alertar e orientar as mulheres sobre a importância da prevenção e informar que quanto mais rápido a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura. O acesso à mamografia foi ampliado no Ceará.
Nas 10 policlínicas regionais construídas pelo governo do Estado em funcionamento são realizadas o exame. É feito com dia e hora marcados através de agendamento dos municípios com a gestão da policlínica. Outras referências na prevenção ao câncer que realizam mamografias são o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), unidade da rede Sesa, e o Geon - Grupo de Oncologia do Estado do Ceará, parceiro da Sesa no controle do Câncer.
Muitas mulheres têm da descoberta da doença e fogem da mamografia. Medo que, dentre outros fatores, explica a diferença entre o número de 6.334 mamografias realizadas na Policlínica Regional em Baturité, construída pelo governo do Estado, e o total de 14.359 ofertado no período de abril de 2011 a setembro deste ano. Mais da metade das mulheres dos municípios de Baturité, Itapiúna, Pacoti, Mulungu, Aracoiaba, Aratuba, Capistrano e Guaramiranga, que formam a 4º Região de Saúde atendida na policlínica, não compareceram no dia do agendamento do exame.
No sexo feminino, o câncer que provoca mais mortes é o de mama, seguido de pulmão, estômago e colo do útero. Em 2011 morreram no Ceará 491 mulheres em consequência do câncer de mama, 125 delas na faixa etária de 50 a 59 anos. Em 2010, os números foram semelhantes: 492 óbitos por câncer de mama em mulheres e desse total 108 tinham entre 50 e 59 anos. Embora numa quantidade muito inferior, o câncer de mama também atinge o sexo masculino. Foram sete óbitos em 2010 e sete em 2011, conforme o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/ MS).
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa e foto de Luis Carlos Schwinden
0 comentários :
Postar um comentário