Na última sexta-feira [30], o município de Pereiro, fronteiriço ao Icó, celebrou seus 123 anos de emancipação política.
A localidade, que já distrito de Icó e desmembrou-se, teve no dia 30 de agosto de 1890 a alteração toponímica municipal de Santo Cosme e Damião do Pereiro para Pereiro, alterado pelo decreto estadual nº 54.
Em razão dos festejos, durante os últimos dias foi realizado a Semana do Município, que teve início no dia24 de agosto, com a apresentação da orquestra Filarmônica São José e do Teatro Artes em Faces.
Durante a última semana, foi realizado, como parte da programação, o I Torneio intermunicipal de Vôlei, “I Soletrando”, Apresentação dos grupos de danças na Praça da Matriz, Prestação de serviços no Distrito de Crioulas.
No Dia do Município, foi realizado Torneio Intermunicipal, desfile cívico, “Canta Pereiro”, Feira Gastronômica e Exposição artística, artesanal e plástica e uma festa dançante na Praça Matriz.

HISTÓRICO O topônimo "Pereiro", diz a tradição, que Manuel Pereira, natural e morador em São Bernardo de Russas, depois da grande seca de 1877, viera com a família estabelecer-se na serra e construíra um nicho no lugar em que se assenta hoje a cidade.
Por muito tempo o povoado conservou o nome de Pereira, derivado de Manuel Pereira, seu fundador; só mais tarde se chamou Pereiro, ou por correção ou pela abundância dessa árvore em cima da serra.
0 comentários :
Postar um comentário