Mais de mil entes públicos aderem ao Brasil Transparente

Mais de mil interessados, entre municípios, estados e entidades dos três Poderes, aderiram ao Brasil Transparente nos nove meses de existência do programa. Até o dia 5 de setembro, chegava a 1.009 [lista completa] o número de adesões. 

O Programa Brasil Transparente, conduzido pela Controladoria-Geral da União [CGU], visa auxiliar estados e municípios a implementar a Lei de Acesso à Informação em sua região, com promoção de apoio técnico por parte da CGU. 

Entre os que aderiram ao Brasil Transparente, a maior parte [822] é de municípios com menos de 50 mil habitantes. Conta-se também com a adesão de nove estados brasileiros [Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins]. Os 1.009 parceiros do programa abrangem, no total, municípios onde vivem mais de 43 milhões de brasileiros que serão potencialmente atingidos pelas ações do Brasil Transparente. 

Até o momento, mais de dois mil servidores municipais e estaduais foram capacitados presencialmente pelas unidades regionais da CGU nos estados, alcançando 313 entes em 264 cidades em todo o país. O programa também disponibiliza, já em setembro, a segunda turma de capacitação à distância, com conteúdo sobre a Lei de Acesso à Informação dirigido a servidores, por meio da Escola Virtual da CGU, com capacidade para 1.500 alunos por turma. Outra iniciativa é o espaço virtual do e-Democracia, mantido pela Câmara dos Deputados, já disponível para debates sobre a Lei de Acesso à Informação.

Além da capacitação, o programa também disponibiliza aos entes e entidades participantes o código-fonte do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão [e-SIC] utilizado no Poder Executivo Federal para controle e registro dos pedidos de acesso à informação. Esse sistema possibilita ao cidadão fazer o pedido de acesso à informação pela internet. Além disso, é possível acompanhar os prazos, receber resposta de pedido por e-mail, interpor recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas.

O QUE É? O Programa Brasil Transparente, lançado em janeiro de 2013, tem como objetivo auxiliar estados e municípios a implementar os mecanismos de acesso à informação ao cidadão previstos pela Lei de Acesso à Informação [LAI] Por meio da adesão ao Brasil Transparente, estados e municípios têm acesso a materiais técnicos elaborados pela CGU, capacitação presencial e acesso a cursos de educação a distância sobre a LAI, de forma gratuita.

Números do Programa Brasil Transparente:

1. Quantidade de entes públicos que aderiram ao Brasil Transparente por Região:
Regiões
Números
Centro-Oeste114
Nordeste303
Norte99
Sudeste206
Sul285
Brasil2
Total Geral1009

2. Quantidade de entes públicos que aderiram ao Brasil Transparente por Poder:
Ente
Total
Poder Executivo Estadual
9
Poder Executivo Municipal
925
Poder Legislativo Municipal
70
Órgão da Administração Indireta
3
Poder Judiciário Federal
1
Consórcio Público Interfederativo
1
Total Geral
1009


3. Quantidade de entes públicos que aderiram ao Brasil Transparente por Estado:
EstadosNúmero
AC
13
AL
18
AM
4
AP
3
BA
12
BR
2
CE
28
DF
1
ES
39
GO
76
MA
22
MG
78
MS
22
MT
15
PA
31
PB
100
PE
39
PI
27
PR
119
RJ
32
RN
43
RO
11
RR
21
RS
18
SC
148
SE
11
SP
59
TO
17
Total Geral
1009



Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :