
Durante a solenidade, que atendeu à solicitação do presidente da Casa, deputado José Albuquerque [PSB], e dos deputados Professor Teodoro [PSD], Heitor Férrer [PDT], Tin Gomes [PHS] e Fernanda Pessoa [PR], o diretor da Faculdade de Direito, José Cândido Lustosa, foi homenageado com a Medalha do Mérito Parlamentar João Otávio Lobo.
O primeiro vice-presidente, deputado Tin Gomes [PHS], destacou que o curso da Faculdade de Direito não forma apenas advogados, e sim seres humanos aptos para contribuir com o desenvolvimento do Estado.
“Podemos considerar que o direito é um fator primordial para alcançar a civilização e a ética. Graças a sua existência, hoje temos justiça e paz entre os homens. Por esses fatos, ressaltamos a importância dos 110 anos da Faculdade de Direito da UFC”, disse o deputado.
Já a deputada Fernanda Pessoa [PR] falou sobre a importância do reconhecimento daqueles que contribuem diariamente com a Justiça cearense.“Pela grande contribuição ao nosso Estado, a homenagem de hoje não é apenas à fundação da Faculdade de Direito, mas à educação e jurisdição cearense”, frisou a deputada.
Professor Teodoro [PSB] ressaltou as inúmeras contribuições da Faculdade de Direito da UFC ao longo desses 110 anos, principalmente na formação de grandes nomes do direito, como Ciro Gomes, Paulo Sarasate e Ernani Barreira.
Fundada em 21 de fevereiro de 1903, em Fortaleza, pelos doutores Nogueira Accioly e Tomás Pompeu de Souza Brasil, a Faculdade de Direito da UFC foi a primeira instituição de ensino superior do Estado, tendo surgido antes mesmo da própria Universidade Federal do Ceará, sendo a terceira do eixo Norte-Nordeste.
Em agradecimento ao recebimento da Medalha do Mérito Parlamentar João Otávio Lobo, destinada aos cearenses que conquistaram projeção no Estado, o diretor da Faculdade de Direito, José Cândido Lustosa, falou da emoção de ser homenageado, das lembranças de sua trajetória na Faculdade e do crescimento da Escola. “A missão da Faculdade de Direito é promover transformação e, com muito trabalho e determinação, nossa Faculdade nesse sentido sempre foi revolucionária”, afirmou o diretor.
Receberam placas comemorativas ainda o vice-presidente da Faculdade de Direito, Rognoberto Marques de Melo Júnior; o chefe do departamento de Direito Processual, Maurício Feijó; a chefe do departamento de Direito Público, Fernanda Cláudia Araujo; o chefe do departamento de Direito Privado, Francisco Paulo Brandão, bem como os professores e advogados Cid Sabóia de Carvalho, José Cândido Lustosa Bittencout, Álvaro Melo Filho, José Alberto Rola, Hugo de Brito Machado, Francisco Regis Frota e Meton César de Vasconcelos.
Também participaram da solenidade a pró-reitora de Extensão da UFC, Márcia Machado; o procurador da Justiça Luis Eduardo dos Santos; a psicóloga Marta Lobo e o presidente da OAB Ceará, Valdetário Monteiro.
* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
0 comentários :
Postar um comentário