O Ministério de Minas e Energia [MME] informou, em seu site, que a queda de energia ocorrida na região Nordeste na tarde desta quarta-feira [28] ocorreu em razão de queimadas, que "provocaram o desligamento da linha de transmissão de 500 KV Ribeiro Gonçalves-São
João do Piauí, circuito 2, da empresa Ienne, controlada pela espanhola
Isolux".
Ainda de acordo com o MME, "na sequência, também devido a queimada, foi desligada a segunda linha
Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí, circuito 1, da Taesa, empresa
controlada pela Cemig, configurando, segundo o Operador Nacional do
Sistema [ONS], uma contingência dupla, causando a separação da região
Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional [SIN]."
Segundo o Ministério, o chefe da pasta, Edison Lobão, que se encontrava no Rio de Janeiro, acompanhado do
Secretário Executivo, Márcio Zimmermann, determinou, na sede do ONS,
que a prioridade seria a restauração do sistema com a volta do
fornecimento de energia elétrica na região.
Após a identificação da origem da ocorrência, foi iniciada a recomposição das cargas no Nordeste. A energia nas capitais nordestinas foi praticamente restabelecida por volta das 17h30. Para analisar em mais profundidade a ocorrência, o Ministro convocou reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico [CMSE] para as 11h desta quinta-feira [29]. Veja abaixo a nota divulgada no final da tarde pelo ONS.
NOTA DA ONS
Às 14h58, ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí [circuito 2], da IENNE, empresa controlada pela espanhola ISOLUX, devido a queimada na região. Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06.
Às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí [circuito 1], da TAESA, empresa controlada pela CEMIG, configurando uma contingência dupla, que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional [SIN], havendo perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional das seguintes linhas de 500 kV de interligação do SIN com a região Nordeste:
• Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2;
• Presidente Dutra / Boa Esperança; e
• Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.
Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30.
* Com informações do MME
0 comentários :
Postar um comentário