Milho deve ser totalmente distribuído no Ceará até o final de julho

Na última quarta-feira [26], 18 vagões saíram do Porto do Pecém com destino ao município de Quixeramobim com cerca de 514,2 toneladas de milho. 

O grão vai beneficiar 569 agricultores dos municípios de Quixeramobim, Madalena e Boa Viagem.

Em Boa Viagem, 186 produtores receberão 118,8 toneladas. Em Madalena serão 149 agricultores beneficiados com 79,2 toneladas.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento [Conab], Francisco Agenor Pereira, e o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural [Ematerce], José Maria Pimenta, acompanharam o embarque do grão.

O secretário Nelson Martins informa que até o final de julho todas as 30 mil toneladas doadas pelo Governo Federal serão distribuídas para os municípios e os produtores cearenses. “A ideia é que todos os dias saiam vagões para o Norte e o Sul do Ceará para atender aos municípios cearenses e neste momento é fundamental a parceria com as prefeituras para que façam a distribuição do milho”, afirmou.

Outros 18 vagões serão carregados e enviados para o município de Quixadá e Região. 45 mil sacos, aproximadamente 270 toneladas, irão para Quixadá, Banabuiú, Choró, Chorozinho, Horizonte, Ibaretama, Pacajus, Ibicuitinga, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Quixeré e Russas. Segundo o secretário Nelson Martins, já estão pagas pelos agricultores mais de 24 mil toneladas.

Cinco caminhões com carga de 123 toneladas de milho saíram do Porto do Pecém em direção à Região dos Sertões de Canindé. Dois caminhões com 600 sacas de 60 kg, outros dois caminhões com 300 sacas e mais um caminhão com 250 sacas de milho fizeram o transporte. Foram atendidos quatro municípios: Canindé, Caridade, Paramoti e Itatira.

"Temos o compromisso do Governo Federal de enviar ao Estado 60 mil toneladas de milho a cada 60 dias e assim, esperamos até o final do ano que todos os municípios sejam abastecidos com alimento para o rebanho", afirmou o secretário Nelson Martins. Estão a caminho do Ceará mais 27 mil toneladas de caminhão que serão distribuídas para os armazéns da Conab no interior.

As vinculadas Ceasa e Ematerce permanecem com o recebimento e a distribuição do milho aos municípios. A saca de 60 kg está sendo vendida a R$ 18,20 para os agricultores familiares e a R$ 21 para os médios e grandes produtores.


* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :