O evento foi conduzido pela assessora especial de Políticas Públicas sobre Drogas no Ceará, Dra. Socorro França,que antecipou futuras medidas que possibilitarão a melhoria na rede psicossocial em Icó e a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde - CRES.
"O Icó vai ter uma das melhores redes psicossociais do Ceará. Vai ter um CAPS III 24 horas e um CAPS infantil. Os municípios da região serão beneficiados com esta rede", destacou ela. Integram a CRES da região, além de Icó, Baixio, Cedro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari.
"É importante que seja feito um trabalho como este. A droga ultrapassou a fronteira das grandes metrópoles e atingiu intensamente o interior", pontuou Jaime Júnior, que ainda disse que "vamos retomar o Proerd [Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência] no 2º semestre, já falei com o capitão Rodrigo [secretário de Segurança e Cidadania] e o major Assis [comandante da 2ª Companhia da PM]", confidenciou.
Estiveram presentes na jornada secretários titulares e adjuntos, vereadores, procurador do Icó, Dr. Wgerles Maia, promotor do Município de Cedro, Dr. Leydomar Pereira, promotor do Município de Icó, Thiago Marques, e a primeira dama de Icó, Adriana Santana. Também no local, prestigiaram todo o evento estudantes das escolas CERE, professora Lourdes Costa e Senhor do Bonfim e da Faculdade Vale do Salgado,
Socorro França ainda lembrou que "estamos fazendo o termo de compromisso entre prefeituras e o governo do estado" para que haja a efetivação das ações previstas da pasta a qual ela faz parte.
Entre as proposições que as prefeituras que assinaram o termo, no caso do evento Icó, Cedro e Umari, estão, entre outras, a realização de jogos intercolegiais, implantação ou ampliação de atividades nas escolas e a construção e a revitalização de espaços públicos de lazer e cultura.
Um dos pontos altos da jornada foi a presença de depoimentos de pessoas que tiveram o contato com a droga e álcool, com a presença de "Corintiano" e de Socorro Gaitada, que humanizaram esta luta e apresentaram a volta por cima contra o vício. Além disso, foi realizada uma apresentação dos usuários do CAPS-AD e foi explanado sobre este trabalho realizado na região.
"Estamos trabalhando ao longo de décadas superando limites. esta é uma luta de todos. A rede atende cerca de 18 mil usuários, sendo em Icó 13 mil usuários", destacou ele, apresentando a rede psicossocial da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde - CRES.
0 comentários :
Postar um comentário