Os produtores rurais do Estado do Ceará podem adquirir as doses da vacina contra a febre aftosa até o próximo sábado [1º].
A compra da vacina deveria ser encerrada nesta sexta-feira [31], mas em virtude do feriado de Corpus Chrsthi, nesta quinta-feira [30], o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento [MAPA] decidiu pela prorrogação do prazo por mais um dia.
A vacinação do rebanho deve ser declarada nas unidades locais da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará [Adagri] ou nos escritórios da Ematerce e Prefeituras Municipais.
“Após o dia primeiro, a Adagri vai fiscalizar as propriedades para saber se todo o rebanho foi vacinado. Após esta data nenhuma revenda pode vender a vacina, sem a autorização da Agência”, informou Joaquim Sampaio, coordenador estadual da campanha de vacinação contra a febre aftosa.
A dose da vacina custa R$ 1,50 por cabeça, enquanto a multa para quem não vacinar custa R$ 15,20 por cabeça. A meta da SDA é vacinar 93% do rebanho e imunizar 80% das propriedades. O secretário Nelson Martins lembrou que o prazo para a vacinação do rebanho não será prorrogado. “Nós estamos atendendo às exigências do MAPA para que o Ceará alcance o status de zona livre com vacinação, por isso recomendamos os produtores que não percam o prazo”.
O secretário destacou também que ser reconhecido como zona livre de febre aftosa com vacinação representa a ampliação do comércio de produtos animais e seus derivados com os outros Estados sem a necessidade de quarentena, o que vai alavancar a economia do Ceará. “Os Portos do Pecém e Mucuripe poderão ser utilizados para vender os produtos de origem animal para outros estados”, completou.
Em 2014, existe a previsão do Brasil ser reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação, o que vai permitir ao Estado do Ceará comercializar os produtos de origem animal também com o exterior.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
0 comentários :
Postar um comentário