
O seminário será realizado no auditório Petrônio Portela, do Senado, a partir das 8h30.
O evento vai discutir saúde, renda e sustentabilidade, com o objetivo de envolver parlamentares, Poder Executivo, movimentos sociais e populares, sindicatos e organizações da sociedade civil, ligadas ao campo, no debate por um novo modelo de agricultura: sustentável e saudável.
De acordo com a coordenadora da frente, deputada Luci Choinacki [PT-SC], o evento também visa incentivar a agricultura familiar brasileira a diminuir o uso de agrotóxicos nos alimentos, “já que o Brasil lidera o ranking mundial no uso de veneno nas plantações”.
O seminário vai abordar os seguintes temas: Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional; Participação e Empoderamento Social; Respeito aos Saberes Tradicionais; Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Socialização do Conhecimento Agroecológico.
AGROECOLOGIA Na opinião de Luci Choinacki, que é agricultora orgânica, a agroecologia e a produção orgânica consideram os aspectos ambientais, sociais e políticos da agricultura, valorizam os saberes populares, o modo de vida camponês e a economia popular, solidária e ecológica.
A meta da frente parlamentar é estimular a produção e a comercialização de produtos orgânicos e desenvolver no País a agroecologia como estratégia de fortalecimento da agricultura socialmente justa, economicamente solidária e ambientalmente necessária. Ainda nessa linha, promover ações direcionadas às políticas públicas e ao aprimoramento da legislação nacional para o fortalecimento da agroecologia e da produção orgânica.
* Com informações da Agência Câmara de Notícias
0 comentários :
Postar um comentário