
O equipamento vai encurtar a viagem entre Fortaleza e a praia mais famosa do Ceará em cinco horas, passando das atuais seis horas necessárias por via terrestre para apenas uma hora.
Mesmo recebendo o nome da famosa praia, o aeroporto vai ficar a cerca de 25 quilômetros da localidade, no município de Cruz, pois a praia é cercada pelo Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara.
Além de impulsionar o fluxo de turistas, o aeroporto vai servir também no escoamento da produção agrícola das regiões Norte e da Ibiapaba, principalmente na exportação de flores e frutas para a Europa. A obra da pista, a cargo da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará [Setur], recebeu recursos oriundos programa Proinvest, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES].
Já o terminal de passageiros deve ser concluído no segundo semestre de 2013, com investimentos previstos em R$ 11,4 milhões. O projeto prevê um terminal de passageiros com aparência rústica, com detalhes e janelas em parede e vidro e cobertura de taubilhas, uma espécie de telha de madeira.
Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o equipamento será instalado no município de Cruz, a 22 quilômetros da sede, a 18 km de Jijoca de Jericoacoara, a aproximadamente 25 km da praia de Jericoacoara e a 10,3 km do parque.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Ceará
0 comentários :
Postar um comentário