O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará [TRE-CE] lançará nesta terça-feira [12], às 14h, na Sala de Sessões do TRE, a "Campanha de Divulgação do Serviço de Empréstimo de Urnas Eletrônicas" para atender as solicitações dos diversos segmentos da sociedade que necessitam da ajuda da Justiça Eleitoral na organização dos seus pleitos eleitorais.
De acordo com o TRE-CE, ao contrário do que muitos imaginam, o Tribunal não realiza apenas as eleições oficiais de dois em dois anos.
Desde 1997, quando foi lançado o serviço para realização de eleições não oficias, o TRE do Ceará já atendeu a 608 solicitações de entidades, como associações, conselhos de classe, conselhos tutelares, cooperativas, escolas, sindicatos, universidades, etc.
Desde então, foram realizadas 1.698 eleições não oficiais, com a participação de 11.879.687 eleitores aptos a votar nas urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-CE nessas eleições.
O procedimento para empréstimo das urnas eletrônicas é simples: a entidade faz a solicitação, através de ofício, no setor de Protocolo do TRE-CE, se a eleição for na capital. E nos Cartórios Eleitorais, caso a eleição aconteça no interior do Estado.
Uma das poucas restrições ocorre em ano eleitoral, quando o TRE-CE só pode realizar esse tipo de eleição até 120 dias antes do pleito oficial. É que a partir desta data, as urnas eletrônicas são disponibilizadas e preparadas para as eleições oficiais.
O lançamento da campanha de divulgação do serviço de empréstimo de urnas eletrônicas terá a presença do presidente do Tribunal, desembargador Ademar Mendes Bezerra. A programação do evento prevê a apresentação das peças de campanha e depoimentos de representantes de entidades sobre o serviço de empréstimo de urnas, como a Ordem dos Advogados do Brasil [OAB]e a Associação de Cegos do Estado do Ceará. No encerramento, será oferecido aos participantes um coffee break.
* Com informações do TRE-CE
0 comentários :
Postar um comentário