Estiagem prolongada: Icó tem fevereiro com chuvas 76% abaixo da média

Veranico. Esta palavra está associada a um período de estiagem e de calor intenso e se fez presente no mês de fevereiro, assim como em janeiro, no município de Icó.

A pouca chuva observada no primeiro mês do ano se repetiu e ainda mais forte no segundo mês de 2013.

Após um janeiro com chuvas 33% abaixo da média, o mês passado conseguiu um número ainda pior: 75,9% de precipitações abaixo do esperado. Para se ter uma ideia disso, dos 137,7mm esperados na Sede, caíram apenas 33,2mm. No distrito de Icozinho, 44,8mm se transformaram em chuva, dos 132,4mm aguardados.

Os dados, apresentados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos [Funceme], confirmam e reforçam o prognóstico da quadra chuvosa apresentado pela própria entidade, com maiores chances de precipitação abaixo da média histórica.

SITUAÇÃO GLOBAL As poucas chuvas em Icó foram uma tendência seguida na região da qual o Icó faz parte, a macro região 6 - Jaguaribana, que observou chuvas 56% abaixo da média e no Ceará, com precipitações 54,1% menores do que o esperado.

Passado um dos quatro meses considerados integrantes do chamado "inverno", resta aguardar chuvas pelo menos dentro da média em março, abril e maio. O Icó, inserido no Semi Árido do Nordeste, assim como milhares de municípios, tem a expectativa de melhores dias vindo a partir de um céu "bonito para chover".
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :