Teori Zavascki: Ministro do STF não participará do julgamento do mensalão

O ministro Teori Albino Zavascki, do Superior Tribunal de Justiça [STJ], está pronto para assumir, na próxima quinta-feira [29], o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal [STF]. 

Mestre e doutor em direito processual civil, Zavascki afirmou, em entrevista concedida na manhã desta terça-feira [27], que o magistrado tem de levar sempre em conta as normas e a sua aplicação: 

“O papel do juiz é fazer juízo sobre a legitimidade dos atos em face das normas. Até porque é muito complicado imaginar que um juiz possa, no julgamento, avaliar o que seja a opinião do povo.” Segundo o ministro, entre as atribuições do juiz está a de, às vezes, tomar decisões impopulares. “Se os juízes observassem estritamente a vontade popular, em determinadas circunstâncias não teriam condições de aplicar muitas leis em matéria penal”, ressaltou. 

Muito questionado sobre a possibilidade de participar do julgamento do mensalão, o ministro foi taxativo: disse que não tem como, uma vez que, nesta fase de fixação de pena, participam apenas os ministros que proferiram juízo condenatório. 

“Assim, a minha possibilidade de participar é nula”, afirmou. Ainda sobre julgamentos que o STF vem realizando, Zavascki foi enfático ao afirmar que não profere nenhum tipo de juízo. “Parto do pressuposto de que as decisões do Supremo são as decisões corretas. Isso é do sistema. Mas, de qualquer modo, é preciso compreender que eu não posso, até por um dever ético de magistrado, fazer um juízo dessa natureza”, afirmou. 


Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :