A XXII Assembleia Geral da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores [OLACEFS], realizada na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul, elegeu, nesta sexta-feira [9], o Tribunal de Contas da União, Entidade Fiscalizadora Superior [EFS] do Brasil, para exercer a presidência da Organização no triênio 2013-2015.
A OLACEFS é um organismo autônomo, independente, apolítico e de caráter permanente, e que tem como finalidade a pesquisa científica especializada; o desenvolvimento de tarefas de estudo, capacitação, especialização, assessoria e assistência técnica; e a formação e coordenação ao serviço das EFS da América Latina e do Caribe.
A Organização recolhe a visão conceitual de uma instituição que promove a participação das diversas EFS em seu próprio desenvolvimento e aperfeiçoamento. Surgida no ano de 1965, sob a forma de Instituto Latino-americano de Ciências Fiscalizadoras [ILACIF], a partir do ano de 1990 passou a denominar-se OLACEFS.
Membro fundador da Organização e com destacada participação no seu desenvolvimento desde o instante seminal, em 1965, o Brasil exerce pela primeira vez a presidência da OLACEFS. É um marco institucional de grande importância para o país no cenário internacional, uma vez que a Organização congrega EFS de mais de 30 países da América Latina e do Caribe, além de estar integrada com a Organização Internacional de EFS, a International Organization of Supreme Audit Institutions [INTOSAI].
Na plataforma de postulação do Brasil à presidência da OLACEFS destacam-se, entre outras propostas de inovação e de evolução, a visão de continuidade aos avanços obtidos na exitosa gestão da Controladoria da República do Equador, conduzida pelo Dr. Carlos Pólit Faggioni, e a intenção de estabelecer uma aproximação ainda maior da OLACEFS com a Organização Internacional de Instituições Supremas de Controle [INTOSAI].
Carlos Pólit desejou sucesso ao Brasil e ao Ministro Nardes. Em seguida procedeu à transmissão simbólica da presidência por meio da aposição do pin da presidência ao Ministro Augusto Nardes.
Nardes agradeceu a todos o apoio e a honra e fez questão de consignar que Carlos Pólit, com sua coragem, com sua determinação, com sua dedicação, havia feito uma gestão de absoluto sucesso e alçado a OLACEFS ao posto de uma das mais destacadas da INTOSAI. “Se a OLACEFS é o que é hoje, é graças à união de todos os Senhores Controladores. A OLACEFS simboliza a união da América Latina e do Caribe”, salientou o presidente eleito.
* Com informações da Agência TCU
0 comentários :
Postar um comentário