A necessidade de restauro ao templo bicentenário do Senhor do Bonfim, elevado a categoria de Santuário Diocesano em dezembro de 2011, foi destacado no caderno Regional do Diário do Nordeste do úlitmo sábado [22].
A matéria, assinada pelo jornalista Honório Barbosa, aponta que os representantes da Igreja Católica do Município solicitam recursos para obras de reforma e adaptação da Igreja que abriga a imagem de Jesus Crucificado, cuja festa é celebradada como o terceiro maior evento religioso do Ceará.
A expectativa de que a mobilização esteja colhendo os primeiros frutos deve ser confirmado nesta quinta-feira [27], quando será realizado uma audiência pública promovida pelo IPHAN. Na pauta do evento, o projeto de reforma da sacristia. Abaixo, trazemos a reportagem completa.
SENHOR DO BONFIM
- Santuário precisa de restauro
Icó. Representantes de movimentos católicos, nesta cidade, na região Centro-Sul, estão mobilizados para obter recursos para obras de reforma e adaptação da Igreja do Senhor do Bonfim, que em dezembro do ano passado foi elevada à categoria de Santuário.
No dia a dia, o templo permanece fechado, sem visitação de turistas e de oferta de produtos religiosos.
Reunião com representantes do Iphan objetivam a adaptação da igreja do Senhor do Bonfim.
A cidade de Icó tem um amplo sítio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan] desde 1997, que inclui igrejas, casarões, sobrados e outros imóveis. A Igreja do Senhor do Bonfim construída há 262 anos é um dos principais templos religiosos, localizados no Largo do Thebérge.
Em dezembro de 2011, a igreja matriz do Senhor do Bonfim foi elevada à categoria de Santuário.
O ato durou três horas e foi presidido pelo bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa, acompanhado pelo bispo emérito, dom José Mauro Ramalho, por dezenas de sacerdotes e por cerca de cinco mil devotos.
É um dos templos mais antigos do Ceará e em dezembro e início de janeiro é um dos principais centros de romaria do Estado.
"Um santuário deve oferecer serviço religioso permanente e ser espaço de peregrinação de fiéis", observou o frei Rogério de Lima, pároco da paróquia de Nossa Senhora da Expectação e vice-provincial, em Icó, da Ordem dos Carmelitas.
Na prática, essa mudança ainda não se verificou. "Infelizmente, a igreja permanece fechada e os visitantes e turistas não têm oportunidade de conhecer o santuário", disse o técnico da secretaria de Cultura do município, Altino Afonso.
Recentemente, houve uma reunião entre o arquiteto Erick Mendes, chefe do escritório técnico do Iphan em Icó, e os representantes de movimentos católicos, que integram a Reitoria do Santuário, na igreja do Senhor do Bonfim.
Durante o encontro, houve uma visita ao templo e foram discutidas as propostas de reforma e as obras de adaptação da igreja.
Os católicos solicitaram do representante do Iphan, Erick Mendes, a elaboração do projeto arquitetônico para reforma da sala dos ex-votos, construção de uma lojinha para venda de produtos religiosos, banheiros e de uma pracinha ao lado do templo, para ser usado como espaço de convivência.
Tombamento -
1997 foi o ano que se começou o tombamento histórico pelo Iphan de vários casarões e igrejas antigas localizadas no Município de Icó
0 comentários :
Postar um comentário