
Os recursos estabelecidos na Portaria 1.467, de 12 de julho de 2012, e referentes à habilitação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva [UTI], enfermaria clínica de longa permanência, qualificação de Unidades de Pronto Atendimento [UPAs 24h], habilitação e qualificação de Unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência [SAMU], custeio de salas de estabilização e habilitação de equipes de Atenção Domiciliar serão mensalmente repassados ao Estado e a 28 municípios das regiões de Saúde de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Cascavel, a partir da habilitação dos serviços.
INVESTIMENTO - A portaria ministerial contempla todos os componentes da Rede de Atenção às Urgências do Ceará. Para municípios com menos de 50 mil habitantes serão destinados recursos para o custeio de 12 Salas de Estabilização, estruturas instaladas em unidades de saúde que atendem a população 24 horas, em todos os dias da semana.
Com uma equipe de médico, enfermeiro e pessoal técnico, prestam assistência temporária para estabilização de pacientes em estado grave ou de condição clínica frágil provocada, por exemplo, por acidentes ou traumas – ou seja, pacientes que necessitem de cuidados imediatos clínicos, cirúrgicos, gineco-obstétricos ou em saúde mental. O custeio dessas unidades é de R$ 35 mil por mês.
ATENDIMENTO DOMICILIAR - Nos municípios com mais de 50 mil habitantes, os recursos irão financiar a habilitação e custeio dos serviços de atenção domiciliar, que dá assistência a pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica e com possibilidade de desospitalização.
Os pacientes são atendidos por equipes multidisciplinares durante toda a semana [de segunda a sexta-feira], 12 horas por dia e, podendo ser em regime de plantão, nos finais de semana e feriados.
As equipes são formadas, prioritariamente, por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Os recursos repassados pelo Ministério da Saúde financiarão serviços nos municípios de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Horizonte e Cascavel. Em Maranguape o serviço já é habilitado.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Sesa
0 comentários :
Postar um comentário