Icoense homenageada pelo pioneirismo na cooperativa cearense

A data de 7 de julho último oficializou a homenagem de uma trajetória de uma filha de Icó que tem na luta o cotidiano e nas conquistas um dos sobrenomes.

Maria Neyle Moreira da Costa faz parte do rol de mulheres icoenses cuja história se confunde com o pioneirismo de outras nascidas na Ribeira do Salgado, a exemplo de Anna Cavalcanti Monteiro Bugyja de Souza Britto, a primeira pianista do Piauí; e Adília de Albuquerque Moraes, uma das maiores jornalistas cearenses de todos os tempos.

Estar entre as mulheres filhas do sertão dos Icós, uma das classes historicamente engajadas, é estar na história. Maria Neyle recebeu a comenda da Organização das Cooperativas Brasileiras por ter sido a 1ª mulher presidente de Cooperativa no Ceará.

O evento aconteceu neste ano Internacional das Cooperativas em Fortaleza, com a presença de empresários e políticos. No curriculum da icoense que abriu o caminho às demais companheiras do mundo cooperativo, foi funcionária, gerente, presidente da Cooperativa Agrícola e Industrial do Icó, a saudosa Coicó, além de presidente do Conselho Fiscal da Cooperativa Central [Coocentral], em Fortaleza.

Entre 2004 e 2007, assumiu como membro do Conselho Fiscal do SENAR, e logo após, membro do Conselho Fiscal do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo [Sescoop] de 2007 a 2012.

Décadas de trabalho espalhados em páginas comprobatórias, mas sobretudo nas ações e exemplos deixados na perseverança cotidiana, laureada oficialmente em um dia e de forma constante nas gerações femininas icoenses que deixam a marca por onde passam.


* Com informações do colunista Antônio Viana e advogado Fabrício Moreira
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :