Obras do Hospital Regional do Sertão Central começam nesta quarta [9]

Nesta terça-feira [8], o governador Cid Gomes assinou a ordem de serviço para início das obras do Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central [HRSC], com sede em Quixeramobim.

O HRSC é a terceira unidade de saúde construída no Interior pelo Estado, através da Secretaria da Saúde [Sesa].

O Governo Estadual já inaugurou o Hospital Regional do Cariri [HRC], em Juazeiro do Norte e deve inaugurar em julho deste ano o Hospital Regional Norte [HRN], em Sobral. “Estamos trabalhando para deixar o Estado com a maior e melhor rede de saúde do Brasil. Essa ordem de serviço foi assinada para que a obras comecem imediatamente, e em 16 meses vamos voltar a Quixeramobim para inaugurar o maior hospital de todo o Sertão Central”, destacou Cid Gomes.

OBRA - Com investimento previsto de R$ 67,6 milhões em obras, a nova unidade de saúde contará com 252 leitos beneficiando mais de 612 mil habitantes. Destes, 15 leitos serão destinados para a emergência infantil, 30 leitos para a emergência adulto, 20 leitos de UTI, 16 leitos de terapia semi-intensiva, 12 leitos de cirurgia, oito no setor de neonatalogia, 11 leitos neonatais e 140 leitos na enfermaria.

Ao todo, será atendida a população de Quixeramobim e mais 19 municípios [Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá]. “Com esse hospital Quixeramobim vai ser a cidade sede de saúde do Sertão Central”, ressaltou o Governador.

ESTRUTURA - Além dos leitos de urgência e emergência, o HRSC contará com 11 salas de cirurgia, 15 consultórios e oito salas de exames e tratamentos. De acordo com o secretário da Saúde, Arruda Bastos, o equipamento também vai garantir a assistência com mais qualidade a saúde da mulher, já que contará com um Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher. “Isso vai garantir um redução na mortalidade infantil dessa macrorregião e que as mulheres sejam atendidas com mais qualidade”, garantiu o secretário.

Segundo a Secretaria da Saúde, o novo Hospital terá área construída de 19.505 metros quadrados. O HRSC terá perfil terciário - fará atendimento a casos de alta complexidade daquela macrorregião de saúde.

Somados a esse equipamento, o Governo do Estado está construindo Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas [CEOs] e Unidades de Pronto Atendimento – 24 horas [UPAs] regionais em Tauá, Quixadá e Canindé, que beneficiam diretamente essa Região.

“Foi também determinação do Governador que todas a cidades que compõe essa região sejam atendidas pelo SAMU 192, antes mesmo da inauguração do novo hospital. Esse serviço é responsável pelo atendimento pré-hospitalar”, anunciou Arruda Bastos.


* Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :