Fevereiro: Ceará tem o 4º melhor desempenho do Brasil na Indústria

A produção da indústria cearense apresentou o quarto melhor incremento do Brasil, ficando em 2,5% em fevereiro de 2012 sobre janeiro do mesmo ano. O resultado superou a média nacional em fevereiro, que foi de 1,3%.

Contudo, a variação aumulada no ano é a segunda pior, com queda de 6,9% de produção, atrás apenas do Rio de Janeiro [-9,1%]. Em comparação fevereiro 2012/ fevereiro 2011, os números apontam -6%. A situação é ainda pior no acumulado de 12 meses [-11,4%].

Os dados, com base em levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], estão no Enfoque Econômico [nº 33], que tem como título “Produção Industrial Cearense Cresce 2,5% em Fevereiro como o 4º Melhor Desempenho do País”, do Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará [Ipece], órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão [Seplag] do Governo do Estado.

FEVEREIRO - Os dados do mês carnavalesco apontaram que, além do Ceará, apenas outros cinco dos 13 estados brasileiros pesquisados tiveram desempenho positivo: Pará, com 6,2%; Rio de Janeiro, com 3,7%; Minas Gerais, com 3%; São Paulo, que fechou em 1,5%, e Espírito Santo [1,3%].

Já Paraná, com - 7,7%, apresentou a taxa mais negativa, seguido por Goiás [-3,9%]; Rio Grande do Sul [-3,5%], Bahia [-0,6%], Pernambuco [-0,5%], Amazonas [-0,4%] e Santa Catarina [-0,2%]. Tais resultados mostram que o Ceará está presente no grupo dos estados que apresentaram recuperação na atividade industrial em fevereiro deste ano.

A produção física industrial nacional registrou queda de 3,9% em fevereiro de 2012 em relação a igual mês de 2011, bem diferente do ocorrido no mesmo mês em anos anteriores [fevereiro de 2011, com +7,5% e 2010 de +18,2%].

Apesar do mês de fevereiro desse ano ter contado com um dia útil a mais que do ano passado, em oito dos 13 estados pesquisados foram registradas baixas na mesma comparação. Alguns desses Estados chegaram a apresentar queda superior à média nacional, como é o caso do Rio de Janeiro [-9,0%], Amazonas [-8,3%], São Paulo [-6,6%], Ceará [-6,0%], e Santa Catarina [-4,5%].

Outros três estados também registraram retração na atividade industrial na mesma comparação: Rio Grande do Sul [-2,1%], Espírito Santo [-2,0%] e Minas Gerais [-1,1%]. Em compensação, outros revelaram um bom desempenho na produção industrial comparado a fevereiro de 2011, a exemplo da Bahia [+20,1%], Goiás [+7%] e Pernambuco [+6,5%].


* Com informações do Ipece
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :