
A URCA foi criada em dezembro de 1986. Com a finalidade de marcar a data, a Administração Superior irá realizar, às 8h desta quarta, solenidade com hasteamento das bandeiras. Às 17h, será celebrada missa em ação de graças pela passagem do aniversário, na Igreja Matriz Sé Catedral, em Crato.
A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, destaca o processo de criação da URCA, que partiu de um grande sonho de caririenses, em busca do desenvolvimento regional. “Seria na verdade, a Instituição motora desse processo, que beneficiasse todas as cidades da região”, diz a Reitora.
HISTÓRIA - A Universidade Regional do Cariri nasceu a partir dos cinco cursos que faziam parte da Faculdade de Filosofia do Crato e mais três da Universidade Estadual do Ceará [UECE], somando-se oito cursos que formaram a fase nuclear da URCA. Atualmente a Instituição conta com 16 cursos de graduação, e três Unidades Descentralizadas, em Missão Velha, Campos Sales e Iguatu.
Possui o primeiro Mestrado de Bioprospecção Molecular do Brasil, com escala crescente de procura; um Doutorado Interinstitucional em Bioquímica Toxicológica, em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e o recém implantado doutorado em Etnobiologia e Conservação da Natureza. A URCA também conta com diversos cursos em nível de especialização.
Mesmo com a inserção de inúmeros cursos na região, principalmente por meio de faculdades particulares, a URCA, que promove o ensino público, gratuito e busca a qualidade na expansão e promoção da ciência, é a que mais tem sido procurada pelos estudantes das cidades da região e de estados vizinhos, se configurando como da maior relevância no cenário da educação superior no interior do Estado do Ceará.
* Com informações da URCA
0 comentários :
Postar um comentário