Presidente da Assembleia anuncia novas ações da Casa Legislativa para 2012

Durante o programa Narcélio Limaverde da rádio FM Assembleia [96,7 MHz], desta terça-feira [13], em Fortaleza, o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio [PSB] anunciou novas ações do Legislativo Estadual previstas para 2012.

O parlamentar citou, entre outras iniciativas, a inauguração, em fevereiro, do novo prédio e a criação de outros cursos da Universidade do Parlamento Cearense.

Segundo ele, a Universidade, que será transferida para o novo complexo, abrigará um programa pré-vestibular, vinculado à Secretaria da Educação do Estado, para jovens da escola pública cearense. O programa terá duração de 11 meses e consistirá na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio [Enem] e vestibulares. “É um braço de responsabilidade social da Universidade”, disse, acrescentando ainda que será oferecido, no segundo semestre, um mestrado para os servidores da Casa e de outros órgãos públicos.

O presidente informou que está previsto também um grande projeto na área cultural, tendo em vista os novos espaços da AL. “Essa sede de cultura, que deverá estar vinculada ao Inesp [Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará], planeja realizar exposição de fotografias, de artes plásticas e também de lançamento de livros nos corredores da Casa”, antecipou.

Roberto Cláudio comunicou também que será lançado o Festival de Música, em parceria com a FM Assembleia, que “tem essa vocação e nos consolidou no cenário da Comunicação Social cearense com uma FM de belíssimo conteúdo musical”. A expectativa é que o evento seja estreado no primeiro semestre do próximo ano, promovendo assim “a música, a nordestinidade e a cearensidade na produção musical”.

Para a TV, o presidente disse que a partir de março de 2012 a emissora fará sua transmissão, além da analógica, via digital. “Garantirá uma qualidade de som e imagem e uma preparação da TV Assembleia para a era digital”, pontuou, acrescentando a existência de um plano de expansão para a TV com recursos garantidos. No entanto, está aguardando a aprovação e autorização do Ministério das Comunicações.

ACESSO E ENERGIA - Com relação à estrutura física da Assembleia Legislativa, o parlamentar destacou ações que devem propiciar a acessibilidade de todos na Casa. Para isso, segundo ele, deverá ser implementada uma política de adaptação física no edifício César Cals. “Deveremos avançar muito nisso, tendo em vista que o novo prédio já é todo adaptado para permitir o acesso de pessoas com deficiência”, frisou.

Há ainda um projeto em andamento com a Companhia Energética do Estado [Coelce], que, segundo ele, irá contemplar uma estação de energia solar na Casa. A ideia é garantir a redução de consumo energético. A iniciativa está prevista para ser iniciada no primeiro semestre do próximo ano. “Isso garante o compromisso da Assembleia com a sustentabilidade”, explicou, lembrando que o Legislativo Cearense foi o primeiro parlamento brasileiro a assinar o termo de compromisso com o Ministério do Meio Ambiente para estabelecer agenda ambiental da administração pública, e neutralizar a emissão de carbono.

O parlamentar finalizou comunicando que o novo prédio abrigará, entre outros órgãos, o Procon, a fim de expandir os atendimentos, e departamentos como a Casa do Cidadão, prestando serviços básicos de cidadania. Nos três últimos andares ficará a Universidade do Parlamento, com 26 salas.


* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :