Serviços de Saúde domiciliar será incluído ao SUS

A Portaria ministerial 2.029/2011, que inclui no Sistema Único de Saúde (SUS) os Serviços de Atenção Domiciliar (SAD), foi publicada dia 24 de agosto.

O novo serviço instituído pelo governo por meio da portaria pode ser considerado substitutivo ou complementar à internação hospitalar ou ao atendimento ambulatorial, segundo definição do Ministério da Saúde.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a medida é uma nova modalidade de atenção à Saúde. Ela de caracteriza como um conjunto de ações de promoção, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à Saúde.

O programa de Atenção Domiciliar (SAD) prevê reorganizar o processo de trabalho das equipes multidisciplinares que prestam cuidado domiciliar na atenção básica, ambulatorial e hospitalar. Também busca a redução da demanda por atendimento hospitalar e/ou redução do período de permanência de pacientes internados.

CONTRATAÇÕES - Neste aspecto, a CNM destaca que o programa traz mais uma atividade que demandará novas contratações. Como por exemplo, o cuidador – pessoa com ou sem vínculo familiar – capacitado para auxiliar o paciente em suas necessidades e atividades da vida cotidiana, além dos profissionais de Saúde para compor as essas equipes.

A nova modalidade menciona o modelo Americano (USA) de atendimento domiciliar – Home Health Care – que além de apresentar um custo muito elevado não contempla a universalidade. E essa é outra ponderação feita pela Confederação, pois o modelo americano utiliza várias fontes de financiamento, com destaque para o pagamento direto pelo usuário.

: ORGANIZAÇÃO, COMPOSIÇÃO E FINANCIAMENTO DO SAD

: INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA NORTE-AMERICANO

: PORTARIA 2.2029/2011


* Com informações da CNM
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :