Icoenses que fazem história - Benjamin Constant Pereira da Graça

José Pereira da Graça, o Barão do Aracati,
pai de Benjamin Graça


Com o nome inspirado em um dos mais importantes intelectuais de seu tempo, nascia, em 4 de abril de 1842, o icoense Benjamin Constant Pereira da Graça.

Um dos muitos filhos homens da família, sua mãe era a Dona Maria Cândida Carneiro Monteiro e seu pai, o conselheiro José Pereira da Graça, mais conhecido pela alcunha de Barão do Aracati, que viria a receber em 1887.

TRAJETÓRIA - Irmão de futuras figuras importantes, e também filhos de Icó, como o filósofo Heráclito Graça e Abel Graça, sua trajetória não deixaria a dever a nenhum deles. Iniciou seus estudos na Escola Militar, como cadete particular, indo para o Rio de Janeiro, então capital federal.

Contudo, não ficaria ali por muito tempo. Saiu, deu baixa e foi exercer o cargo de escriturário do Tesouro Provincial do Maranhão. Foi, ainda, secretário do Interior do Governo do Espirito Santo. Sua experiência seria valorizada quando foi nomeado, em janeiro de 1890, cônsul-geral do Brasil em Iquitos (Equador).

Casou-se com a filha de Crispim Antonio de Miranda Henriques, Deputado Provincial, e faleceu no dia 10 de novembro de 1917, sendo sepultado no no cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro, local onde viveu a maior parte de sua vida. Seu nome é apontado como provável homenageado da Rua localizada no centro comercial de Icó.


* Com informações do Colégio Brasileiro de Genealogia e do Portal da História do Ceará (1.001 cearenses notáveis e Diccionario Bio-bibliographico Cearense)
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :